26.3 C
São Paulo
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Estudiosa do luto dá dicas sobre como lidar com a ausência de um ente querido nas datas comemorativas 

Mylena Cooper,  diretora dos Crematórios e Cemitérios Vaticano e CEO da empresa The Diamond, é palestrante e já participou de diversos congressos no Brasil e no exterior relacionados ao luto e ao segmento funerário

Muitos especialistas têm relatado sobre os sentimentos que o período de festas e encerramento de mais um ano despertam nas pessoas. Ansiedade, exaustão, tristeza e melancolia  podem ser associados ao mês de dezembro, o que tem até mesmo levado a um aumento na procura por apoio psicológico nesta época. Os motivos que levam a esses sentimentos são inúmeros, e um deles está relacionado à perda de entes queridos. Para passar por esse momento de forma mais leve e tranquila, a estudiosa do luto, diretora dos Crematórios e Cemitérios Vaticano e CEO da empresa The Diamond, Mylena Cooper,  dá algumas dicas.

“Perder um ente querido já é uma situação difícil de lidar em qualquer época do ano. No Natal e no período de outras celebrações, essa dor fica ainda mais intensa.Em primeiro lugar, é importante lembrar que não há uma maneira certa ou errada de lidar com o luto. Cada pessoa tem sua própria maneira de processar a perda, e é importante respeitar o próprio ritmo e sentimentos”, comenta Mylena. 

Segundo a estudiosa, uma boa ideia é tentar encontrar maneiras de homenagear e lembrar o ente querido durante as celebrações, como acender uma vela em sua memória ou fazer uma oração. Também pode ser útil conversar com amigos e familiares sobre como se sente e pedir apoio emocional, ou procurar ajuda profissional se necessário.

“Além disso, é importante não se sentir obrigado a participar de todas as celebrações e eventos, se não se sentir confortável. É normal precisar de tempo para se recuperar e lidar com o luto, e é importante respeitar os próprios limites e necessidades. Por fim, lembre-se de que o luto é um processo que pode levar tempo e que não há uma solução rápida ou fácil. Seja gentil consigo mesmo e permita-se sentir e processar as emoções, sabendo que não está sozinho nessa jornada”, afirma Mylena Cooper.

Para permitir que as pessoas possam realizar suas homenagens e caminhar na direção da superação desse momento difícil, a Vaticano disponibiliza suas estruturas às famílias enlutadas, não apenas em dezembro, mas durante o ano inteiro.Uma programação especial é pensada para as homenagens do Dia dos Pais, das Mães e do Dia da Saudade. As cerimônias ocorrem na sala principal e contam com mostra de vídeos, fotos e chuva de pétalas, além da organização de um mestre de cerimônias.

“Acredito que seja muito importante que as famílias enlutadas tenham apoio nesses momentos de luto e saudade, o suporte emocional ajuda muito para quem lida com o luto e a saudade para que não se sintam sozinhas. E nossas estruturas e serviços tem esse propósito de oferecer conforto, acolhimento e apoio emocional”, concluiu Mylena.

Sobre a Vaticano

A Vaticano é uma empresa de origem familiar com mais de 80 anos de atuação e hoje é administrada por Mylena Cooper, da terceira geração da família. Com uma estrutura completa para melhor atender os clientes, a Vaticano conta com capelas de velórios,cemitérios, crematórios, crematórios pet, salas de memórias, floricultura e distribuidora de flores. Os espaços da Vaticano, como capelas, cemitérios e salas de memórias ficam abertos 24 horas por dia, sempre com segurança, para que os familiares e amigos possam visitar seus entes queridos sempre que sentirem a necessidade.

Além disso, também desenvolve produtos específicos para o público brasileiro, como urnas de cremação que são sustentáveis ou hidrossolúveis, e sempre que possível, traz para o Brasil novos produtos e serviços recém-lançados no mercado internacional.

Autora:

Lorene Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio