20.1 C
São Paulo
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Vida e Visão Estratégica

Quais as Principais Vantagens de Quem Possui Visão Estratégica? Por Que Adotar Uma Vida Estratégica? O Que é Visão Sistêmica? Que Perguntas Devem Ser Feitas no Autodiagnostico Para Uma Visão Estratégica?

No decorrer do tempo o conceito de estratégia teve inúmeras fases e significados, evoluindo de um conjunto de ações e manobras militares para se tornar uma disciplina estudada em cursos de Gestão Empresarial. Usada com mais frequência no ambiente militar, estratégia é algo que precisa estar presente na vida de todos.

Uma visão estratégica permite identificar potencialidades onde a maioria das pessoas veem dificuldades e, a diferença é justamente essa, pois quem possui uma visão estratégica enxerga oportunidades onde há dificuldades. Então podemos dizer que ter visão estratégica é possuir uma qualidade especial na percepção das situações? Sim, e um pouco mais.

Nas organizações, estratégia é a arte de observar – com sabedoria – para lidar com situações de conflito e tomar decisões acertadas para atingir objetivos.

Além disso, podemos ainda dizer que a visão estratégica permite reunir os recursos necessários, alocando-os para momentos certos. No ambiente corporativo, pode-se dizer que a visão estratégica permite perceber o processo como um todo, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Mas, como toda palavra tem uma origem, não se pode negar que a raiz da essência da estratégia ser militar, instiga a visualização num contexto de luta, de guerra e ataque.

Porém, a estratégia também se relaciona à defesa, seja de concorrência como de situações adversas, que no caso do profissional, pode atrapalhar sua carreira. O profissional que faz sucesso é aquele que tem uma visão estratégica ampla e focada.

Por isso que, atualmente já se fala em vida estratégica, pois não se pode mais desassociar a visão da vida como um todo. É saber também o que se deseja, colocar na agenda de trabalho suas ações estratégicas para alcançar os objetivos.

E sendo um estilo de vida, desenvolvendo a visão estratégica, o profissional cria uma rotina sempre buscando os resultados concretos. Incluem-se nessa rotina, as atividades diárias de leitura de jornais, revistas, livros e sites que trazem informações pertinentes à atividade do profissional, que atribuirá uma visão mais ampla e focada em tendências, antecipando as futuras oportunidades.

Essa percepção do futuro está ligada também à intuição, fruto do exercício da criatividade. E essa criatividade é outro ponto importante na visão estratégica, pois as táticas não funcionam igualmente em todas as situações.

É preciso ter perspicácia para inovar e correr riscos calculados, ligados aos impulsos controlados do profissional. Essa atitude transforma o fracasso, que pode acontecer, em uma situação de aprendizado, onde o experimentar, o teste e o treino são atitudes básicas do desenvolvimento intuitivo.

                VISÃO SISTÊMICA

Num estágio mais avançado da visão estratégica está a capacidade de pensar e identificar causas para as consequências que afetam o desempenho das atividades conhecidas como visão sistêmica. A visão sistêmica é mais abrangente e contempla todo o processo ou sistema complexo das atividades estratégicas.

É como olhar de cima e ver o todo e não as partes, gerando autocríticas, pois se percebe que estamos inseridos nesse sistema analisado. Essa visão abrangente vai gerar ainda mais compromissos e responsabilidades com as atividades estratégicas, ou seja, alterar o próprio comportamento, rever os hábitos, alterar os métodos utilizados.

Tudo em nome dos resultados esperados com a visão estratégica. Claro que, toda essa mudança de comportamento e atitudes está intimamente ligada aos princípios éticos fundamentais, determinando as novas práticas de vida.

                    Autodiagnostico Para Uma Visão Estratégica:

  • Quais são meus propósitos para o futuro?
  • Eles estão descritos em forma de objetivos, de maneira clara e vinculados às propostas de mudança?
  • Consigo perceber meus objetivos como viáveis, apesar de representarem um desafio de vida?
  • Quanto estou disposto a rever meus hábitos e alterar minha rotina, de modo a alcançar minhas metas?
  • Meus objetivos são suficientemente grandiosos para me fazer mover com perseverança e enfrentar obstáculos para atingi-los?
  • Consigo identificar de maneira objetiva quais são minhas maiores dificuldades na concretização de meus propósitos?
  • Sei perceber oportunidades e aproveitá-las de maneira eficaz?
  • Sei criar oportunidades novas ou gerar soluções inovadoras em momentos de forte pressão? E em situações normais?

O Que Fazemos?

  • Vivemos o curto prazo
  • Repetimos rotinas
  • Repetimos fórmulas
  • Acostumamo-nos à insatisfação

O Que Devemos Fazer?

  • Ampliar nossos horizontes, viver o hoje e saber o que queremos viver amanhã
  • Aprender alguma coisa nova todo dia e alterar sempre a rotina para viver mais experiências
  • Ler mais, ouvir mais, ter mais ideias para gerar mais e melhores soluções frente aos novos desafios
  • Sermos inquietos, estarmos olhando ao redor à busca de oportunidades de progresso

Como Fazer?

  • Estudar experiências de personalidades, por meio da leitura de biografias e da pesquisa de artigos e reportagens.
  • Alimentar a criatividade, por meio da implantação de um sistema permanente de aprendizagem, que pode ser voltar aos bancos escolares, estudar um novo idioma, se dedicar à pesquisa de um tema de interesse ou qualquer método diário de estudo.
  • Obter informações, por meio de uma rede de contatos heterogênea formada por pessoas inteligentes e interessantes, que atuem em diferentes áreas (das artes à ciência), e da leitura atenta das notícias.
  • Criar oportunidades, por meio da participação em grupos associativos, em sistemas voluntariados, assumir compromissos além de sua atribuição, correr riscos, empreender em ideias novas

DICAS:

  • Esteja sempre aberto a ouvir ideias novas, por mais estranhas que possam parecer a princípio. Isso sempre pode alimentar sua própria capacidade de ter ideias novas
  • Frequentes ambientes diferentes programe viagens e encontre pessoas, para ampliar sua rede de contatos e sua visão do mundo
  • Tenha sempre papel à mão para anotar ideias e se proponha a ter no mínimo 05 ideias novas por dia. Isso o obriga a ampliar sua percepção da realidade e aumenta sua criatividade
  • Exercite sua liderança dentro e fora da organização, habitue-se a assumir compromisso com o desenvolvimento das pessoas. Essa é a melhor maneira de desenvolver a si mesmo

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio