26 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

O NOVO ESQUADÃO SUICIDA É REBOOT? É BOM? ANÁLISE SEM SPOILERS

Novo lançamento da DC e da Warner, O Esquadrão Suicida de James Gunn chega aos cinemas com várias dúvidas dos fãs: afinal este é ou não é um filme continuação daquele de 2016? Porque o Pistoleiro do Will Smith não está no filme? Então é um reboot? E depois, morre muita gente? É bom? Tem muito palavrão, sangue, piadas de duplo sentido? Então eu vou te contar tudo neste texto sobre O Esquadrão Suicida.

Quem volta?
Do filme de David Ayer de 2016, apenas Arlequina, Capitão Boomerang, Rick Flag e Amanda Waller retornam.

É reboot?
É e não é ao mesmo tempo. Como em nenhum momento é mencionado algum evento do outro filme, é como se nada tivesse acontecido. Mas, ao mesmo tempo, fica evidente que Rick Flag, Arlequina e Capitão Boomerang se conhecem. Assim, quem quer acreditar que eles se conheceram naquele longa, ok. Mas eles também podem ter se conhecido em outros eventos que não foram mostrados na telona.

Cadê o Pistoleiro de Will Smith?
A ideia original era ter praticamente os que terminaram vivos no filme anterior de volta. Mas tudo foi mudando com o tempo, com exceção ao Will Smith. Como ninguém nunca tinha falado no assunto de forma oficial, começaram os boatos. Alguns afirmavam que ele mesmo não queria voltar porque o primeiro filme deu ruim, ou que a Warner não queria pagar o cachê caro dele, ou ainda que o elenco não queria ele de volta. É TUDO MENTIRA!

Foi por questões de agenda. Eles poderia atrasar as gravações do filme para ter o Will, mas isso afetaria o diretor James Gunn que iria voltar a trabalhar no Guardiões da Galáxia vol 3 na Marvel e a Warner não quis atrapalhar a concorrente. Assim, abriu mão do Will Smith.

A ideia de colocar o Idris Elba como Pistoleiro até pintou, mas eles acharam melhor dar outro personagem pra ele, o Sanguinário, e assim manter a porta aberta para um retorno do Will no futuro, sem falar que desta forma não ficaria escancarado o reboot.

E é exatamente sobre o Idris Elba que eu quero falar. O papel dele até poderia ser do Will Smith: essa vibe paizão do grupo, mas ao mesmo tempo fechadão e tem medos e fraquezas. Mas o fato do Will não estar lá não afetou em nada o filme. Simplesmente porque o Idris Elba é fantástico no papel. Não que tenha alguém que foi mal: todos os personagens principais foram bem demais, ok?

E esse personagem dele, o Sanguinário que é dito no filme que deu um tiro de kriptonita no Superman e o levou a UTI, é igual ao Pistoleiro? De uma forma geral, sim. Igual ele e o Pacificador. Fazem basicamente a mesma coisa, ou seja, atirar com precisão. E é perfeita a briguinha deles no filme, como uma competição para ver quem é mais letal. E presta atenção neste diálogo deles, porque vai ser importante lá na frente, bele?

História: realmente temos duas equipes diferentes do Esquadrão Suicida que têm como missão destruir a torre onde o governo do Corto Maltese esconde uma grande arma alienígena, Starro, o Conquistador. Para isso, vilões são recrutados pela Amanda Waller com a promessa de redução na pena. Se eles não cumprirem o combinado, ela explode uma bomba que colocou na cabeça deles.

E é exatamente isso que sem enrolação nenhuma eles explicam nos 2/3 minutos iniciais do longa, de forma que o filme já começa com muita ação e algumas mortes.

Pra quem não é esse filme?
Como ele é maluco e completamente sem filtro, eu diria que quem espera um filme comum de super-heróis vai se surpreender talvez negativamente. Porque apesar de ter várias características desse gênero, ele não está nem aí em partir uma pessoa ao meio com o Tubarão Rei, ou em esguichar sangue com qualquer personagem que morre, ou até com palavrões.

É um filme sem preocupação de atingir qualquer idade ou a tia que está indo acompanhar o sobrinho e precisa entender e gostar do filme. Não é um filme que se preocupa em ser para a família ou em ficar passando lição de moral como MM 1984 fez. Apesar disso, tem dois momentos leves que recadinhos importantes são transmitidos, mas muito bem explicados para as tenções do filme. Sem ser aquele negócio: temos que dar algum ensinamento aqui, então joga qualquer coisa lá ou pior ainda, muda a história normal do filme só para fazer isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio