21 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

O que oferecer para motivar colaboradores da indústria?

Motivar colaboradores da indústria pode não ser tarefa fácil, uma vez que a indústria necessita entregar produtos de qualidade e nem sempre os colaboradores se sentem parte do processo. 

Assim, é essencial que a empresa encontre formas de motivar seus colaboradores, para que eles se sintam parte integrante do total. 

Não somente o salário é um bom motivador, afinal, nem sempre é possível dar diversos aumentos que os colaboradores certamente merecem. 

Porém, em vários estudos feitos com diferentes funcionários de empresas dos mais variados setores, um dos fatores que mais foi apontado como decisivo para o bem-estar dos funcionários, fora o salário, foi o ambiente da empresa. 

Dessa forma, é necessário que os gestores entendam que transformar a empresa em um ambiente propício à produção e aliado ao bem-estar dos colaboradores é essencial para que todos se sintam motivados. 

Mas, será que há outros fatores que podem ajudar na motivação dos colaboradores na indústria? 

Afinal, em indústrias nem sempre há grande rotatividade de cargos e os colaboradores, muitas vezes, exercem as mesmas funções continuamente, o que pode gerar desânimo. 

Com o objetivo de evitar o desânimo, vamos apontar alguns fatores essenciais para ajudar a motivar os colaboradores da indústria. Confira! 

  1. 1. Um ambiente saudável e seguro é essencial 

Conforme já dito, o bem-estar dos colaboradores vai muito além do salário em dia. Cumprir suas responsabilidades financeiras é obrigação da empresa. 

Além disso, promover um ambiente saudável e seguro para seus colaboradores também é essencial na indústria. 

Portanto, para o colaborador, o ambiente de trabalho deve ser seguro, no qual ele se sente protegido e preparado para executar sua função. 

Aqui entram as necessidades obrigatórias de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados e com o devido treinamento dado. 

Outro fator importante é a indústria ter uma boa política em relação ao assédio. Ou seja, casos de assédio moral ou sexual, se existirem, devem ser levados com seriedade e investigados. O ideal é, de fato, que o ambiente seja livre de assédio, tanto moral quanto sexual. 

É também importante que o risco do trabalho seja corretamente avaliado, com mapas de risco atualizados e com um bom relacionamento da empresa e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). 

Por último, o ambiente de trabalho deve ser limpo e organizado, livre de grandes ruídos, para que o colaborador se sinta confortável e possa, inclusive, ter equilíbrio mental para executar corretamente suas funções. 

  1. 2. Recompensas e benefícios 

Todo colaborador gosta de trabalhar em uma indústria que oferece benefícios e recompensas, além do salário. 

De fato, recompensas e benefícios motivam consideravelmente a equipe de trabalho a atingir seus objetivos de forma mais rápida e eficaz. 

Portanto, considere estabelecer um plano de recompensas aos colaboradores que merecem destaque. 

Alguns benefícios, como o plano de saúde corporativo, já são comumente oferecidos pela indústria. Afinal, é importante manter a saúde de seus colaboradores em dia. 

Mas, outros benefícios podem ser acrescidos, em relação ao desempenho individual ou do time. 

Um exemplo, caso o funcionário não tenha tido nenhum atraso ou falta durante o período de um ano, ele pode receber um bônus no vale-alimentação, por exemplo. 

Ou ainda, quando a equipe alcançar a meta de produção, a empresa pode oferecer uma hospedagem de um final de semana para seus colaboradores, como forma de agradecimento. 

São ações como essas que ajudam a motivar a equipe e a atingir as metas estabelecidas em menos tempo. 

  1. 3. Somos um time 

Certamente você conhece alguma história de algum time de futebol, que mesmo sem os melhores jogadores e toda a estatística contra, conseguiu atingir um objetivo inicialmente impensável? 

De fato, há inúmeras histórias como essas e certamente você, se gosta de futebol, deve conhecer ao menos uma. 

Um dos fatores que mais conta em histórias como essas é o sentimento de “somos um time”. Ou seja, todos são importantes naquele time e juntos, alcançamos excelentes resultados. 

Quando a empresa consegue passar essa mesma filosofia a seus colaboradores, há motivação e força de vontade. 

Mas, para isso, é importante que a empresa deixe claro quais são as metas e que haja um sentimento de comprometimento por parte dos funcionários, o qual só surge com as políticas que os recursos humanos oferecem a seus colaboradores. 

  1. 4. Valorize seus colaboradores 

É essencial que a indústria valorize seus colaboradores. Afinal, são eles que tocam a indústria e fazem os produtos que levam o nome da indústria. 

Assim, algumas ações são essenciais: 

  • Tenha um programa de valorização dos estudos por parte dos colaboradores (como acréscimo salarial ou arcar com uma porcentagem da mensalidade, por exemplo, ou possibilidade de disputar novas vagas internas); 
  • Dê prioridade para colaboradores internos, antes de buscar externamente candidatos para vagas na empresa; 
  • Estabeleça claramente quais são os requisitos para disputar vagas. Por exemplo, para um cargo de supervisão, é necessário curso superior. Já para um cargo de direção, é requisito mínimo ter pós-graduação. Assim, os colaboradores entendem todo o processo e se sentem estimulados a buscarem uma evolução na carreira; 
  • Forneça os treinamentos adequados. É essencial que a empresa forneça continuamente treinamentos para seus colaboradores. Assim, eles podem se sentir mais seguros e também interessados pela área do trabalho. 
  1. 5. Boa comunicação 

Por último, estabeleça uma boa comunicação com os colaboradores. 

Em muitas indústrias, os colaboradores não se sentem representados e quando a gerência busca somente a opinião da chefia, nem sempre os colaboradores têm acesso a essa via de comunicação. 

Portanto, coloque-se, como empresa, ao lado dos colaboradores. Estimule o RH a ser um local aberto, de fácil acesso, em que o colaborador possa expor, caso esteja tendo algum problema relacionado à empresa. 

Às vezes, o colaborador está enfrentando algum problema pessoal e com isso, sua produtividade não tem sido das melhores. 

Quem sabe a empresa possa encaminhá-lo a um atendimento especializado, para ajudá-lo no que está passando? 

Ou então, às vezes uma reintegração em outro setor, pode estimular aquele colaborador, o qual encontra-se desanimado. 

Dessa forma, você pode motivar colaboradores na indústria, sempre buscando o bem-estar de seus colaboradores e os objetivos traçados para sua empresa. 

Autor:

Lucas Widmar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio