17.2 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Interrupção no Facebook e Whatsapp provavelmente não foi causada por ataque hacker

Facebook, Instagram e WhatsApp estão offline para usuários em todo o mundo, nesta segunda-feira (04/10), em uma das mais longas interrupções de serviços da história da empresa. A interrupção, que atingiu as plataformas do Facebook minutos antes do meio-dia, ocorre um dia depois que a empresa foi acusada por um ex-funcionário de priorizar repetidamente o lucro em vez de reprimir o discurso de ódio e a desinformação.

O Facebook está inacessível porque os usuários não estão sendo direcionados ao endereço DNS correto. O DNS permite que os endereços da web levem os usuários aos seus destinos. Uma interrupção semelhante na empresa de nuvem Akamai Technologies Inc derrubou vários sites em julho.

Apesar das especulações, no Twitter, de que o problema tenha sido causado por uma ataque hacker do grupo Anonymous, especialistas em segurança que acompanham a situação disseram que a interrupção provavelmente foi provocada por um erro de configuração que deixou os endereços para os servidores do Facebook indisponíveis. Isso poderia ser o resultado de um erro interno, embora a sabotagem por um insider seja teoricamente possível.




As ações do Facebook, que tem quase 2 bilhões de usuários ativos diários, abriram em baixa após o relatório da acusação do final de semana e caíram ainda mais, caindo 5,3% na tarde de segunda-feira. Este é o pior dia para as ações da empresa em quase um ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio