16.5 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Construção Sustentável

O que é Construção Sustentável?

A harmonia e a integração com o meio em que se está são características de sustentabilidade, para construções isso não é diferente. A construção sustentável procura, durante todo o processo de produção e pós-produção reduzir os impactos ao meio ambiente e aos custos de manutenção e bem estar, reduzindo o máximo possível os detritos e resíduos provenientes do processo construtivo e fazendo uso eficiente dos materiais e bens naturais oferecidos, tais como água e energia. A aplicação de materiais de fácil reciclagem e de menor impacto ambiental são alternativas viáveis e muitas vezes mais baratas.

A década de 90 foi muito importante para a construção sustentável. A sustentabilidade passou a ser prerrogativa de muitos órgãos internacionais e a busca por alternativas aos modelos anteriores passaram a se intensificar. Pesquisas e desenvolvimento na área da construção civil passaram a seguir essas novas diretrizes

Somente em 1997, em Helsinki, na Finlândia, aconteceu a primeira convenção internacional de construção sustentável e após esse evento, foi criada a primeira entidade de certificação sustentável, a BREEAM no Reino Unido.

Segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, a “BIOCONSTRUÇÃO” ou simplesmente construção sustentável deve promover o aproveitamento do meio natural, além de melhor aproveitamento energético e hídrico sem causar prejuízo à sustentabilidade, sem esquecer o aspecto estético, entre vários fatores que determinam a habitação.

Como fazer?

Prédios, sobrados e casas sustentáveis devem assumir algumas características para serem consideradas. A principal delas é o respeito ao meio ambiente, à comunidade e aos recursos disponíveis naturalmente.

A madeira de reflorestamento, certificada, painéis fotovoltaicos e termo aquecimento da água, para captação da energia solar, vasos sanitários com redução de consumo de água, isolamento termo acústico da construção, estética inteligente para melhor aproveitamento da luz solar e aproveitamento do calor para reduzir consumo de energia por climatizadores são boas práticas a serem usadas em casas de todos os padrões.

Acompanhe a lista de alguns materiais, de bom custo benefício, usados em casas e prédios sustentáveis

Construção com EPS

O EPS é um material versátil e pode ser utilizado para paredes ou lajes. Nas primeiras, ele é usado como blocos modulares em sistema de encaixe, e nas segundas, mais comum, como enchimento entre os perfis de aço galvanizado.

As vantagens decorrentes do uso do material são diversas. Esse método construtivo garante um conforto térmico maior às residências, já que o EPS consegue isolar a temperatura interna da externa, o que resulta em ambientes agradáveis tanto no frio como no calor. Além disso, o poliestireno expandido também consegue diminuir a propagação de fogo. (fonte http://www.epsbrasil.eco.br)

Madeira plástica

Madeira plástica é um material feito com matéria-prima reciclada que imita a aparência da madeira natural. Trata-se de uma solução sustentável utilizada para diversas finalidades como revestimentos e confecção de móveis. (fonte https://www.vivadecora.com.br/)

Solo cimento

O solo-cimento é o material resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. O produto resultante deste processo é um material com boa resistência à compressão, bom índice de impermeabilidade, baixo índice de retração volumétrica e boa durabilidade. (fonte https://abcp.org.br/)

Concreto reciclado

Reciclando o entulho de obras e aterros, diminui assim o volume dos mesmos. Existem várias formas de concreto reciclado e todas têm como função reutilizar os materiais das obras como restos de telhas, tijolos etc. Vale a pena consultar o custo e definir o ideal para sua construção.

Telhas Ecológicas

Telha ecológica é aquela fabricada com material reciclado, como fibra de papel ou natural. Ela pode ser usada em coberturas de residências, galpões, barracões e canteiros de obra. Com o avanço da tecnologia, estão surgindo cada vez mais opções para criação de um telhado ecológico seguro. (fonte https://www.vivadecora.com.br/)

Lâmpadas de LED

A iluminação LED pode durar cerca de 25 vezes a mais do que as incandescentes comuns. Não bastando, consomem menos energia, tendo um aproveitamento energético de aproximadamente 60% contra 5% a 10% das convencionais (o excedente de energia é transformado em calor).

A lista de materiais sustentáveis é enorme, porém a iniciativa pode partir da sua criatividade e bom gosto. Pode não ser uma tarefa fácil tornar uma residência sustentável, mas não é difícil deixá-la um pouco mais “ecologicamente correta”. Existem milhares de formas de reaproveitamento de garrafas PET em hortas verticais, reaproveitamento da água das lavadoras de roupas, entre outros. A construção sustentável também parte dessas premissas.

Use sua criatividade e vontade para realizar algo, harmonizando o ambiente e a sociedade.

Gibson Gomes de Araujo.

Ametista Arquitetura e Construção

ametista.arq.br

atendimento@ametista.arq.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio