19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 29 de março de 2024

A Perda Do Emprego Pode Ser Uma Grande Oportunidade de Recomeço

O ano de 2021 mal começou e já não está sendo muito fácil, nos últimos meses, devido a pandemia da covid-19, de acordo com as pesquisas, estima-se que 3 milhões de pessoas perderam o seu emprego.

A necessidade de isolamento e restrições para evitar o risco de contágio do Sars-Covid19, juntamente com todos esses impactos sociais, afeta diretamente a saúde mental das pessoas.

O sentimento de privação de liberdade, preocupação excessiva com o futuro, além da perda do emprego acarretam em situações de estresse físico e mental, podendo implicar na perda da identidade de um indivíduo.

Muitas vezes passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho, do que com a nossa própria família e isso possui um significado que vai muito além da capacidade de ser independente e prover o seu próprio sustento.

Empregamos muito tempo na construção de uma imagem e de uma carreira. Criamos responsabilidades, laços de amizades, perspectivas de crescimento e ambições.

Perder o emprego sem estar preparado, para algumas pessoas pode significar a perda da parte da sua vida, pois o nosso conceito de “cidadania” ainda transita pelo setor do trabalho e quem não tem não se sente mais parte da sociedade em que vive.

Cada indivíduo reage de uma forma, mas para a grande maioria a perda do trabalho pode representar a sensação de perda da dignidade, de relacionamentos, de autonomia, da certeza de possuir um “lugar no mundo”, o que pode gerar sentimentos de frustração, desânimo e depressão.

Perder o emprego muitas vezes pode significar uma grande oportunidade de sair da zona de conforto 

Um dos maiores segredos da vida é transformar o fracasso em oportunidades, aprendizado e autoconhecimento sobre o modo como você se relaciona com si mesmo e com o mundo.

Nos períodos de crise devemos nos perguntar: será que realmente eu quero isso para a minha vida ou estou seguindo o caminho dos outros, o mais óbvio e confortável?

Um segundo ponto importante é lembrar que sua autoestima e a qualidade do seu estado mental vão influenciar diretamente na valorização do seu trabalho e que isso vai depender somente de você.  A visão de mundo é de dentro para fora e não de fora para dentro.

Diariamente vemos diversos casos de funcionários que foram demitidos e passaram a ser donos do seu próprio negócio, ganhando o dobro de quando eram apenas contratados.

A frustração pode impulsionar a retomada da sua carreira

Após a fase inicial de luto e decepção, o ideal é transformar a frustração em forte aliado para auxiliar na procura de um novo emprego que seja ainda melhor que o anterior.

Se questione quais são os principais fatores “limitantes” que podem ter influenciado na perda do seu emprego.

Quais as mudanças necessárias devem realizar na minha vida?

Reflita sobre suas atitudes, sobre seus atos e entenda se você está trabalhando apenas por dinheiro ou se existe algum significado mais profundo em passar a maior parte da vida dedicada na mesma profissão.

Outra dica muito importante é estar sempre atualizado, atento as novidades, seja através da leitura de um livro, ou de plataformas de ensino on-line mesmo que sejam gratuitas. Estude sempre, pois somente assim será possível manter em desenvolvimento as suas habilidades para a conquista de novos rumos na sua vida profissional.

Lembre- se que mesmo em períodos de crise, existem novas oportunidades de crescimento. O pessimismo não te levará a lugar algum, por isso, o mais importante é não deixar que a zona de conforto acabe com a sua motivação, criatividade e capacidade de se reinventar.

Sobre o Autor:

Nascido em Jaffa, Israel, Gad Adler é filósofo, terapeuta motivacional e palestrante. Formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Tel Aviv, escreveu o livro “Você não pode tudo!Mas pode e merece ser feliz.”; é criador do método Melhor Maneira de aperfeiçoamento emocional, espiritual e da consciência para uma vida melhor, além de  administrar o site: www.melhormaneira.com.br com conteúdo motivacional e que leva o mesmo nome da técnica.

Insta: @melhor.maneira
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8AsBDCFpRuSiLlSXFhOUGQ
www.melhormaneira.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio