Quando o assunto é A Pequena Sereia, as músicas clássicas da animação de 1989 da Disney sempre são um dos assuntos que primeiro surgem nas nossas cabeças. Mas, e no novo live action da Disney? Como estão as músicas? Ficaram boas com o realisto usado no filme? Bom, se serve de spoiler para o que vem a seguir, Alan Menken retornou para dar o seu ar artístico fantástico para a trilha sonora e ainda contou com Lin-Manuel Miranda, outro craque no quesito.
Sim, com essa dupla no comando dos arranjos musicais, letras e afins das músicas clássicas e novas – temos alguns acréscimos e nenhuma saída na trilha sonora se comparada a original – nada poderia sair errada. É uma maravilha atrás da outra, tanto na parte instrumental, quanto nos vocais.
Particularmente eu já gostava de todas as músicas e continuo gostando. As novas também seguem o mesmo padrão de qualidade, tanto que foi muito difícil montar um ranking musical.
Começamos com “Tudo Tão Novo”, nova música de Ariel, adicionada no momento em que ela transformada em humana está conhecendo o novo mundo. Depois “Zum Zum, Zum”, música que Sabidão ganha para o live action, também é bacana, principalmente pelo jeito todo atrapalhado da ave e o dueto com Sebastião.
A música que o Príncipe Eric ganhou é a minha preferida entre as novas. “No Fundo Dessas Águas” mostra o personagem totalmente perdido a espera da sua amada que o salvou da morte no naufrágio. Mal sabia ele que ela estava mais perto do que imaginava.
Para escolher o top 4, dificuldade é o nome certo nesta tal missão. Porque todas as músicas já existentes no longa eram fantásticas. Mas, por uma questão de gosto, “Parte do Seu Mundo”, que aqui conta com mais duas repetições, é a melhor de todas. A música mostra a dor de Ariel por não se sentir parte do mundo no mar e sim pertencer ao mundo dos humanos. Todas aquelas coisas que ela coleciona e ainda tem gente que acha que ela só resolveu ser humana por causa do príncipe.
“Beije a Moça” já era legal, agora ficou ainda melhor. A cena ficou muito linda e só perde graficamente para “Aqui no Mar”. Eu e quase todo mundo ficou com medo da cena perder a graça e parecer com o que foi “O Que Eu Quero Mais É Ser Rei”, em o Rei Leão. Mas aqui não. Tanto a cor, quanto a participação dos animais marinhos na cena foram sensacionais.
Para fechar, a música da vilã, Úrsula. “Corações Infelizes” é uma ótima música de vilão também. A Bruxa dos Mares tenta se fazer de boazinha e engana Ariel direitinho. A dança durante a cena é sensacional e deve ter sido difícil de gravar.
E para quem quer saber das letras, todas continuam praticamente iguais, algumas com apenas alterações para atualizarem-nas para dos dias de hoje. Fora isso, tudo muito igual. Excelente.