A cena do Oscar 2022 vai ser para sempre Will Smith dando um tapa na cara do Chris Rock após uma piada com a sua esposa. O ator e humorista estava se preparando para entregar uma premiação, mas se empolgou e falou demais sobre Jada Smith. Sem falar que os memes com isso não param e representam muito o que aconteceu com os fãs de Homem Aranha Sem Volta Para Casa vs os fãs do Zack Snyder que levaram as duas premiações de votos populares, enquanto Duna passou o rodo nas estatuetas técnicas.
Will levou melhor ator, mas antes disso foi destaque ao acertar um tapa na cara de Chris Rock. A piada em questão envolvia o estado de saúde de Jada, a esposa de Will, o que deixou o ator de Hollywood irritado a ponto de levar e dar um tapa no autor da gracinha. Estando certo ou errado, cada um tenha a sua opinião, Will defendeu sua esposa que claramente não gostou da piada.
Enquanto isso, Duna levou todas as premiações técnicas deste Oscar: melhores efeitos visuais, melhor som, melhor design de produção, melhor edição, melhor trilha sonora, melhor fotografia.
Cruella levou melhor figurino, algo bem óbvio, e Encanto melhor animação, também previsível, enquanto No Time To Die, música de Billie Eilish, ganhou como melhor canção original, tema do filme de mesmo nome do 007.
Jessica Chastain ganhou o prêmio de melhor atriz por Os Olhos de Tammy Faye, filme que ela fez ao lado de Andrew Garfield. Já o melhor filme ficou com No Ritmo do Coração, primeiro exclusivo do streaming a levantar a estatueta. O longa também ganhou como melhor roteiro adaptado.
Mas a bomba e o verdadeiro tapão na cara ficaram por conta dos prêmios inéditos de votação popular. Primeiro veio a melhor cena, que pelo top 5 poderia ser de qualquer época do cinema e não apenas desta temporada. Os três Homens-Aranha juntos ficaram em segundo lugar e perderam para o Flash entrando na força de aceleração no Snyder Cut da Liga da Justiça. Aí Zack Snyder atacou novamente e levou melhor filme também. Army of the Dead, da Netflix, ficou em primeiro lugar, enquanto No Way Home apenas em quarto lugar. A fã base de Snyder é poderosa mesmo. Fica o recado – e o tapão – para a Warner também.