25.2 C
São Paulo
terça-feira, 30 de abril de 2024

Tendências do mercado imobiliário para 2024

O cenário econômico, alinhado aos avanços tecnológicos e ao poder de compra dos consumidores, vem movimentando o mercado imobiliário brasileiro. Para se ter uma ideia, de acordo com o indicador ABRAINC-FIPE (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o segmento apresentou crescimento de 14,4% nas vendas de imóveis nos sete primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Levando em consideração os domicílios alugados, por exemplo, o IBGE registrou que o percentual de pessoas que optam por esse tipo de moradia vem crescendo. Em 2022, foi registrado uma porcentagem de 20,2% da população. O número é maior tanto em relação a 2019 (18,5%) quanto na comparação com 2016 (17,3%).

Para 2024, a expectativa é que o mercado imobiliário continue crescendo, devido às projeções de queda dos juros, inflação controlada, desemprego baixo e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Sendo assim, para atender às crescentes expectativas dos consumidores, listamos três empresas que têm o potencial de impactar o segmento em 2024:

Imovago

Fundada em 2019, a Imovago é uma startup focada no desenvolvimento de marketplaces e websites imobiliários. A empresa passou por um processo de aceleração no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, e desde então tem registrado um crescimento contínuo. Em colaboração com imobiliárias e corretores, a missão da Imovago é oferecer uma ampla variedade de imóveis em todo o Brasil, visando facilitar as negociações entre clientes e anunciantes. Atualmente, a empresa conta com mais de 110 anunciantes e possui um portfólio de 12.000 imóveis em seu sistema. A sede da Imovago está localizada no Polo de Tecnologia Inovale, em Joaçaba, SC, consolidando sua presença no cenário tecnológico e imobiliário.

Quires – Inteligência Comercial Imobiliária

Plataforma completa de análise de dados em tempo real, a Quires transforma placas imobiliárias em um canal estratégico de vendas por meio de QR Codes inteligentes. Nesse sentido, com a ferramenta, é possível gerenciar a instalação das placas, otimizar a apresentação dos imóveis com agrupadores e organizar todos os dados de escaneamento para análise em tempo real. A tecnologia permite uma gestão completa de instalação das placas, averiguando a performance daquela placa em determinada região, o que ajuda a reduzir custos por falha de instalação e usabilidade baixa da placa. Em 2022, a startup foi acelerada pelo InovAtiva Brasil.

Vila 11

Vila 11 é uma empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily que profissionaliza e simplifica o aluguel de apartamentos modernos, funcionais e semimobiliados nas principais regiões de São Paulo. Assim, desenvolve, administra e opera residências, oferecendo processos sem burocracia e seguros com total suporte aos moradores. Com a tradição de um dos mais respeitados grupos imobiliários norte-americanos, a Vila 11 faz parte de um time de 13 empresas especializadas na gestão de ativos para renda com propriedades em grandes cidades do mundo.

Vyable

A criminalidade é um dos fatores que mais impactam o mercado imobiliário e de construção civil. Assim, a Vyable oferece informações sobre a segurança pública de uma localidade para que o usuário tome as melhores decisões acerca de possíveis negociações. A plataforma disponibiliza um planejamento que permite ao usuário selecionar a melhor localização, fazendo um comparativo entre regiões, para o seu investimento. Mais de 10 fontes de dados diferentes são avaliadas para entregar a maior precisão na análise, com técnicas avançadas de georreferenciamento. Ainda, por meio da tecnologia, é possível acompanhar o histórico criminal de uma localização e a previsão futura para entender o potencial local. Em 2022, a startup foi acelerada pelo InovAtiva Brasil.

Autora:

Ketheleen Oliveira

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio