30.1 C
São Paulo
domingo, 28 de abril de 2024

RH e cibersegurança: como a tecnologia pode auxiliar o mercado na proteção de dados de colaboradores

De acordo com um estudo da Veeam, empresa especializada em desenvolvimento de softwares de backup e recuperação de desastres, 92% das empresas estão aumentando seu orçamento de proteção de dados. E, cada vez mais, cibersegurança e Recursos Humanos (RH) estão caminhando lado a lado e sendo essenciais na proteção de dados sensíveis em um cenário digital. 

Gestão de RH e segurança de dados

O RH é responsável por gerenciar o capital humano, um dos principais alvos dos cibercriminosos, o que o torna crucial neste processo. Além de garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que rege o tratamento de dados pessoais desde 2020.

Ao recrutar, capacitar, motivar e reter profissionais, o RH desempenha uma função estratégica na implementação e manutenção das soluções de segurança da informação, assim como recrutar talentos, utilizando ferramentas adequadas para avaliar habilidades técnicas e comportamentais; realizar treinamentos que desenvolvam capacidades e mantenham os colaboradores atualizados sobre tecnologias e ameaças; promover uma cultura de segurança sobre riscos cibernéticos e boas práticas; além de verificar o cumprimento das políticas e procedimentos, aplicando medidas corretivas quando necessário.

A gestão de recursos humanos deve se atentar à segurança dos dados que coleta, armazena e processa. Assim, adotar medidas como manter apenas dados necessários, informar titulares sobre o tratamento das informações, utilizar sistemas confiáveis, realizar backups periódicos e seguir as diretrizes da LGPD são essenciais.

Nos últimos anos, o RH se integrou à gestão de riscos cibernéticos devido a um cenário regulatório mais ativo, ao uso generalizado de tecnologia e reconhecimento da importância de uma cultura organizacional de segurança digital. Embora muitas empresas deleguem o risco principalmente à área de TI, uma aliança forte entre os dois setores pode gerenciar o risco de dados de forma mais abrangente, especialmente em ambientes de trabalho remoto.

O RH desempenha um papel vital na criação e manutenção de uma cultura robusta de segurança cibernética. Além disso, deve conduzir treinamentos de regulamentação de privacidade, em conjunto com a TI, para garantir o cumprimento de legislações, como a LGPD.

IA no RH: desafios e oportunidades

A inteligência artificial (IA) traz ganhos significativos para o RH, especialmente em áreas como recrutamento, onboarding, treinamento, engajamento, retenção, previsão de rotatividade, além da operação dos recursos humanos e endomarketing. No entanto, é importante considerar pontos de atenção relacionados à privacidade dos dados dos colaboradores e riscos de discriminação pelas análises dos algoritmos.

Embora a IA traga automação e eficiência, a interação humana, a sensibilidade e a capacidade de explorar o novo permanecem insubstituíveis. O RH e a TI devem trabalhar em conjunto para criar e implementar planos robustos de resposta a incidentes de dados, garantindo a proteção e evitando vazamentos.

Em um mundo conectado, a parceria estratégica entre cibersegurança e RH é fundamental para fortalecer as defesas das empresas contra as ameaças em constante evolução. O cuidado com a segurança dos dados deve ser uma prioridade compartilhada, unindo esforços e conhecimentos para preservar a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações corporativas.

Autora:

Simone Cipriano, head de pessoas & cultura da Runtalent.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio