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segunda-feira, 29 de abril de 2024

Zignet dá dicas de como evitar problemas com chargeback em cartões de crédito

Empresa explica o que é chargeback em cartões de crédito e o que fazer para evitar tentativas de fraude nas vendas

O e-commerce é um dos terrores dos empreendedores, afinal, o chargeback pode estar diretamente relacionado às fraudes no cartão de crédito. De acordo com relatório da ClearSale, só no primeiro semestre de 2023 houve um aumento de 3,9% no número de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2022, foram mais de 5 milhões de tentativas de fraude no e-commerce do País. Em bom português, o termo inglês chargeback significa uma reversão do pagamento. Ou seja, ele é um processo de contestação de uma transação feita pelo cartão de crédito.

E é o tipo de situação que todo comerciante presencial ou digital quer evitar, mas que qualquer um pode passar por ela. “Chargeback está relacionado a fraudes, acontecendo quando o titular do cartão encontra uma compra que não reconhece. Dessa maneira, ele entra em contato com a operadora do cartão e avisa que não reconhece o pedido. A financeira, inicia o processo de cancelamento, que é comunicado ao lojista. Para o consumidor, o chargeback é uma proteção, mas para o comerciante muitas vezes é puro prejuízo. Afinal, além de todo o gasto com a atração do cliente, várias vezes o serviço já foi prestado ou o produto enviado”, explica Paulo Loffreda, fundador e sócio da Zignet.

De acordo com Loffreda, ainda que aconteçam casos onde o cliente comete a fraude, para ter o cancelamento da venda é preciso apresentar comprovantes do motivo da contestação. “O chargeback precisa ser considerado válido para ter êxito. Após o pedido, a operadora do cartão irá analisar os documentos e dados enviados pelo consumidor e aderir ou não ao pedido do cliente. Se ele for considerado inválido, o valor é debitado do cartão normalmente e a loja recebe o depósito”, pontua e continua.”O estabelecimento também pode não concordar com a contestação da compra. Nesse caso, é possível entrar com um processo de defesa apresentando comprovantes da veracidade da venda” , orienta.

Diferenças entre estorno e reembolso

Apesar do conceito ser relativamente parecido, há diferenças significantes entre estorno e reembolso. Loffreda explica:

Reembolso: “O reembolso ocorre quando há algum problema com o produto ou serviço comprado. Nesse caso o dinheiro é devolvido ao cliente pela própria empresa que fez a venda, normalmente de forma amigável”, afirma.

Estorno: “O estorno também é a devolução do dinheiro para o cliente, porém muitas vezes é solicitado pela operadora do cartão. Também nesse caso é a loja que cancela a venda e faz o ressarcimento através de sua própria plataforma. O motivo pode ser um valor digitado errado na hora de passar o cartão, uma devolução ou a desistência da compra por qualquer motivo”, aponta.

Saiba como evitar o chargeback

O lojista pode adotar uma série de medidas para evitar ou reduzir a taxa de chargeback. De acordo com o levantamento Raio-X da Fraude da Konduto mostrou que, em 2019, o e-commerce já sofria uma tentativa de fraude a cada 5 segundos no Brasil.

Portanto, qualquer estabelecimento, presencial ou online, que utilize cartão de crédito como meio de pagamento pode sofrer uma tentativa de fraude e, consequentemente, chargeback.

“Utilize meios de pagamento mais seguros, estabeleça parcerias com empresas com expertise em transações financeiras que já oferecem sistemas antifraudes integrados, como subadquirente, gateway de pagamento e PSP. Ao terceirizar o processo você garante mais legitimidade às operações”, sugere Loffreda.

Ofereça prazos de entrega realistas. “O chargeback também é pedido por clientes cujos pedidos demoram muito para chegar e ficam com medo de acabar não recebendo o produto. Verifique os prazos reais com a transportadora e os Correios e divulgue o prazo com uma certa margem extra para evitar frustrações”.
Procure comprovar a identidade do cliente.

“Principalmente nas compras com valores altos, peça documentos ou crie meios de confirmar a identidade de quem está comprando e se é mesmo o titular do cartão”, orienta.

Atenção ao movimento online. “Observe transações atípicas, como pedidos de entrega em endereços diferentes do cadastro e compras feitas pela mesma pessoa com cartões diferentes”, pede cautela.

Cuidado com a maquininha.”Nas compras presenciais, apenas os funcionários devem manipular as maquininhas, e ,além disso, dê privacidade ao cliente para digitar a senha, mas não deixe de acompanhar com atenção a transação”, reitera.

Mantenha contato com o cliente. “O pós-venda também é importante para evitar chargeback. Canais de atendimento mais eficientes podem evitar pedidos de cancelamento diretamente à operadora só porque não conseguiu falar com a loja ou não foi bem atendido”.

Como usar a tecnologia a favor do negócio?

A tecnologia antifraude é uma grande aliada do negócio, empresas especializadas em cibersegurança oferecem soluções eficazes que podem diminuir o índice de chargeback no e-commerce.

“A combinação de ferramentas de inteligência artificial para mapear o comportamento de consumo e facilitar a identificação ágil de padrões de fraude com a inteligência humana qualificada pode ser extremamente eficiente para proteger seu negócio”, indica.

Mantenha a segurança das transações com a Zignet!

É importante sempre manter práticas comerciais éticas, com foco na experiência do consumidor e na sustentabilidade do negócio. “Para isso, é necessário conhecer a fundo as causas do chargeback e saber lidar com situações que podem aumentar ou reduzir seu índice, evitando prejuízo. Aqui na Zignet você encontra tudo o que precisa para pagar seus débitos veiculares em até 12X no cartão de crédito em um ambiente totalmente seguro”, garante Loffreda.

Sobre Zignet:

A Zignet é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos. Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas Zignet também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a Zignet disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos. A Zignet é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para parcelamento de débitos de veículos em todo o território nacional.

Autora:

Nathalie

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