25.4 C
São Paulo
terça-feira, 30 de abril de 2024

Sobrinha-neta de Guimarães Rosa lança seu primeiro livro

Terapeuta Renata de Abreu aborda a Ayurverda como uma filosofia de vida e estreia na literatura com obra sobre a medicina milenar indiana e um paralelo para adotar suas práticas na cultura brasileira 

Muito se fala em adotar práticas saudáveis para começar o ano, mas a terapeuta Renata de Abreu foi além disso. Ela aderiu à medicina milenar indiana como estilo de vida e a prova disso é o seu novo livro “Ayurveda, modo de viver e suas origens”, que será lançado no próximo dia 16 de janeiro, às 18h, no Salão Azul do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. 

Sobrinha-neta de Guimarães Rosa, a autora herdou dele a paixão pela literatura e, em seu primeiro livro, aborda o tema como um modo de viver.

Com uma perspectiva holística do ser humano, a Ayurveda olha para o indivíduo como um todo. “Os conceitos e práticas desta filosofia vão muito além do tratamento de doenças e são adotados, sobretudo, como hábitos preventivos, com escolhas diárias e auto-observação”, sinaliza a especialista que tem mais de 20 anos de experiência. 

Além de explicar de modo acessível a todos os conceitos e práticas da Ayurveda, o livro traz receitas e dicas para diferentes perfis de pessoas e alguns problemas comuns que podem ser tratados com a medicina indiana. Outro aspecto singular é a inserção da Ayurveda em outras culturas, como a brasileira: o livro traz perfis de convidadas que adotaram aspectos desta filosofia de vida e seus relatos sobre a experiência, dentre as quais personalidades como Letícia Spiller, Martha Graeff e Denise Barcelos. 

Fotografias inéditas feitas exclusivamente para o projeto do livro trazem, com o olhar artístico da fotógrafa Liz Wood, retratos da Índia que revelam nuances do cotidiano e da cultura que deu origem a Ayurveda.  

Após o lançamento, dia 17 de janeiro, as fotos ficarão expostas na galeria de arte MBLois, na Praça General Osório, em Ipanema, para visitação gratuita, aberta ao público. 

O livro e a exposição são realizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com patrocínio da Hipolabor e apoio da Construtora Turano e da American English Academy. 

Serviços:

Lançamento do livro “Ayurveda, modo de viver e suas origens”, por Renata de Abreu

Dia: 16.01.2023

Horário: a partir das 18h

Local: Salão Azul, do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro

Exposição de fotos na galeria de arte MBLois

Endereço: R. Visconde de Pirajá, 111, Loja E – Ipanema, RJ

Abertura dia 17/01, às 17h

Até 08/02, de segunda a sexta, das 14h às 18h

Também sábado, dias 27/01 e 03/02, das 10h às 13h.

Renata de Abreu – foto Liz Wood

Sobre Renata de Abreu:

Mineira, a terapeuta ayurveda Renata de Abreu atua há mais de 20 anos no universo de spas, o que a tornou expert requisitada nos melhores centros estéticos ao redor do mundo.

Ex-triatleta e maratonista, a empresária carrega em seu currículo uma vasta imersão de estudos, incluindo certificação pelo The Chopra Center, escola de Deepak Chopra, renomado médico e escritor indiano, radicado nos Estados Unidos.

E foi somando todo esse conhecimento que a especialista uniu a alta tecnologia da estética com a sabedoria milenar da ayurveda a favor da saúde e da beleza, criando diversas técnicas e estilos próprios.

Como consultora, Renata imprime sua marca em mais de 25 spas de luxo espalhados pelo mundo, como o luxuoso Nekupe, na Nicarágua e redes de hotéis Fasano, no Brasil.

Em Miami, dedica-se a palestras, consultorias de spas locais, consultas ayurvédicas e seu Programa de Desintoxicação de 7 dias.

Renata ainda empreendeu no ramo dos alimentos e lançou, em parceria com o ex-jogador de basquete da NBA, Marko Jaric, a Linha Praana, composta por um kit detox que auxilia no processo de desintoxicação, no equilíbrio da rotina e do autocuidado do corpo.

Autora:

Jéssica Leiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio