29.2 C
São Paulo
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Programa oferece procedimentos contraceptivos para mulheres de Altamira, no interior do Pará

Apoliane Gomes participa de ação que promove conscientização em relação a métodos anticoncepcionais

A conscientização em relação a métodos contraceptivos e anticoncepcionais ainda caminha quando pensamos na realidade do povo brasileiro. A cidade de Altamira, no Pará, porém, resgatou um importante programa de planejamento familiar que ajuda milhares de mulheres a receberem o devido atendimento. Com participação ativa da primeira-dama Apoliane Gomes, o serviço é ofertado pelo SUS, mas o município paraense havia deixado de fazer a ação durante muitos anos e voltou a realizá-la no ano passado.

Resgatado pelo prefeito Claudomiro Gomes, a prefeitura faz a seleção, o cadastro, a visita e aciona a assistência social com rapidez. O foco é ajudar famílias com baixa renda e mães que têm muitos filhos. O primeiro contato é selecionar mulheres que têm o desejo de optar pelo DIU ou pela laqueadura. São dadas orientações sobre procedimento, e todos os exames necessários são realizados para que aquela mulher, por exemplo, esteja apta a receber o DIU.

Em agosto do ano passado, uma grande ação de acolhimento aconteceu no auditório da SEMED, sob o comando de Apoliane Gomes.  A iniciativa  apresentou às mulheres os  métodos contraceptivos disponíveis na rede pública do município, incluindo as opções de cirurgias de laqueadura e implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU). Na semana  do dia 15 de janeiro, Apoliane terá uma reunião com cerca de 40 mulheres que vão fazer a implantação do DIU, realizando o primeiro contato e passando orientações, para depois serem encaminhadas para a etapa de exames.

Apoliane Gomes, uma das principais responsáveis pela promoção da volta do projeto, comenta um pouco sobre o impacto da ação nas mulheres de Altamira. “O objetivo desse projeto é realmente a mulher ter a sua independência. Com a alteração da lei, a mulher não precisa mais ter autorização do homem para fazer a laqueadura. Hoje essa é uma escolha livre, da mulher“, diz a primeira-dama.

A laqueadura é um procedimento cirúrgico de esterilização feminina, também conhecido como ligadura de trompas. Essa intervenção impede a passagem dos óvulos pelos tubos uterinos, evitando assim a fertilização e a gravidez. Durante o procedimento, os médicos cortam, amarram, ou bloqueiam de alguma forma as trompas de falópio, que são os ductos que transportam os óvulos dos ovários para o útero. É importante destacar que a laqueadura é um método contraceptivo permanente e irreversível na maioria dos casos.

O DIU, ou Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo por meio de um pequeno dispositivo em formato de T, feito de plástico ou metal, que é inserido no útero para prevenir a gravidez. O procedimento é reversível e pode ser removido a qualquer momento por um profissional de saúde. Sua eficácia é elevada e tem a vantagem de não exigir a lembrança diária de uso, como alguns outros métodos contraceptivos. No entanto, é importante discutir com um profissional de saúde para determinar se o DIU é a opção mais adequada com base na saúde e necessidades individuais.

O resgate do serviço é muito importante para o desenvolvimento da cidade de Altamira. “É ótimo para mães que têm vários filhos e que não tiveram a orientação correta. O planejamento familiar é importante para que essas famílias realmente tenham consciência de como planejar melhor seu futuro“, conclui a primeira-dama Apoliane Gomes.

Acompanhe Apoliane Gomes nas redes sociais

https://www.instagram.com/apolianelgomes/

Crédito da foto: Divulgação Apoliane Gomes

Autor:

Gabriel Assumpção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio