22 C
São Paulo
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Treinar a mente para a corrida de São Silvestre.


É necessário atenção, se desligar dos estímulos negativos, como cansaço, calor, sede, concentrar na respiração, posicionamento do corpo e ritmo de passadas.

Para um bom desempenho em uma corrida de rua é fundamental treinar a mente, quer seja corredor profissional ou não. 

Entende-se que cada vez mais no esporte que o treinamento das partes cognitivas e emocionais são fundamentais para o início do preparo. Primeiramente é importante entender que se deve levar em consideração que há um forte componente biológico. O cérebro trabalha para poupar energia e com isso envia diversos estímulos para que o corpo reaja.

É necessário treinar a mente. Nosso corpo, funciona dentro de uma “zona de conforto” e tudo o que passa deste limite de segurança, é compreendido pelo cérebro como uma ameaça à saúde e integridade física. Quando o corredor atinge 40% da sua capacidade máxima, o seu cérebro começa a enviar avisos de cansaço, para parar ou então, a sensação de exaustão. A mente, com a intenção de proteger, manter a homeostase e o armazenamento de energia, passa a falhar antes mesmo do físico. 


Por exemplo, quando um corredor ou maratonista consegue visualizar a linha de chegada, seu cérebro alcança um potencial maior, pois ele processou uma informação visual de que já está próximo do fim. Em suma, normalmente, quando se sente o desgaste ainda se tem em torno de 60% do seu potencial para gastar. A poluição dos sentidos causada pela quantidade excessiva de estímulos que temos hoje em dia, faz com que tenhamos dificuldade de nos concentrarmos por muito tempo em apenas uma coisa. 

O foco principal deve ser “o momento” e não os pontos de dificuldades das provas. É ideal que se desligue dos acontecimentos ao redor e dos estímulos negativos, como o cansaço, calor e sede, e que se foque na respiração, posicionamento do corpo e ritmo das passadas. 

Ter uma boa noite de sono, praticar técnicas de respiração e ativações cognitivas são algumas das chaves para combater a ansiedade no dia que antecede a prova. Ter sucesso na corrida não é apenas uma questão mental. Para se sentir mais seguro se certifique que você está com a saúde, o preparo físico e a nutrição em dia. Esses cuidados devem ter início meses antes do treinamento.

Autora:

Amanda Ciaramicoli, psicanalista esportiva

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio