21.5 C
São Paulo
sábado, 4 de maio de 2024

Marrocos- Colômbia, moção adotada ao encontro do separatismo do RASD

A república da Colômbia, considerado o 26º maior país em termos de superfície, 4º na América do Sul,  com mais de 51 milhões de habitantes, 28º mais populoso do mundo e o 2º de todos os países de língua espanhola, potência média,  com a 4ª maior economia da América Latina e  3ª da América do Sul;  tornando a colômbia, um parceiro estratégico do Marrocos e com o qual detém uma série de acordos de parcerias, bilaterais, diplomáticas e amizade entre as instituições nacionais, parlamento Marroquino, e com o Conselho Real Consultivo para os assuntos saarianos, CORCAS.

Os senadores colombianos, dos quais uma delegação importante, realizou uma visita oficial a Marrocos, 3-9 de dezembro de 2023. Mantendo contatos com certos dirigentes influentes e executivos marroquinos,  após a adoção da moção, em 2022, consequência da interferência do movimento separatista de Polisario, RASD, na Colômbia, Bogotá, preocupa-se com acordos importantes com Marrocos, de quase um meio século.  

A consequência desta moção foi de 63 senadores, dos 105, visando a suportar e respeitar a soberania e integridade territorial de Marrocos.

Foi no contexto em que o Marrocos se aponta como aliado estratégico, privilegiado da Colômbia no continente Africano, e no Mundo Árabe, devido a sua liderança e reconhecimento a nível regional, continental e mundial.

Tais senadores, representantes legítimos do povo colombiano traduzem na moção assinada a importância dos acordos com Marrocos, face à decisão unilateral, contra a frente do Polisario e da posição do governo colombiano, dada a postura dos  colombianos em relação à soberania do Marrocos e sua integridade territorial.

Esta moção colombiana adotada foi quem levou uma importante delegação colombiana a visitar Marrocos, 3-9 de dezembro 2023, reunindo-se com presidentes do parlamento marroquino, bem como com o Conselho real Consultivo dos assuntos saarianos, em nome do Presidente do Conselho, Khalihenna Ould Errachid, apresentando o plano Marroquino de autonomia para o saara marroquino, numa visão estratégica, consensual entre os saarianos sobre esta questão, resulta do plano da  autonomia apresentado para ONU, 2007, a título de saída do diferendo de mais 4 décadas, definitivamente, entre os separatista da polisario, suportados por Argel e Marrocos.

Tal moção, endossada por senadores de nove dos mais importantes partidos políticos da Colômbia, da qual participou a parte da coalizão governamental, o Presidente do Congresso, Senador colombiano, Sr. Ivan Leonidas da (Aliança Verde), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Sr. Lidio Garcia Turbay (Partido Liberal), traduzindo assim uma verdadeira mensagem política junto ao presidente, Gustavo Petro.

Esta nova moção, adoptada em Outubro de 2022,  tem sido a oportunidade de discussão na margem do encontro do Presidente do Conselho Real Consultivo dos Assuntos saarianos, Khalihanna Ould Errachid e Presidente da Delegação colombiana, traduzindo a “rejeição categórica de qualquer  ‘relação diplomática’ com o movimento separatista (Polisario) ou fictícia ‘República Árabe Saharaui Democrática’, RASD, ou ainda qualquer pretendido ’embaixador, separatista em Colômbia.

Interroga-se então sobre como pode manter  relações diplomáticas com um movimento separatista da “Frente Polisário”?, se a Convenção de Viena de 1961, estipula claramente como devem ser regidos as relações diplomáticas e com os Estados soberanos, longe de qualquer relação com o movimento separatista, a “Frente Polisário Frente”, sem atributo legal como Estado, nem reconhecimento das Nações Unidas, e  legitimidade jurídica e internacional.

Na sede do Conselho Corcas, Rabat, perante o presidente deste conselho, tem sido recordado os “princípios cordiais” da diplomacia colombiana, do respeito da legalidade internacional, de  não ingerência nos assuntos internos dos países, além do respeito da soberania territorial, face a moção, adotada, lamentando a transgressão do movimento separatista, polisario dos princípios em vigor em Bogotá.

Tal  visita da delegação colombiana ao conselho real visa assim a apoiar a posição adoptada contra o movimento dos separatistas da polisario, uma vez que o governo colombinao trabalha no sentido de favorecer o processo político em curso, sob a égide das Nações Unidas, do Secretário-Geral e seu Enviado Pessoal para o Saara, Sr Staffan de Mistura,  as relações fortificadas de longa data com Marrocos, parâmetros estabelecidos contra às posições ideológicas obsoletas dos separatistas, herdados da Guerra Fria, das manipulações suportadores dos separatistas Rasd, Argel, porta-estandarte do separatismo.

Finalmente, os 65 signatários da moção  contra o movimento separatista Rasd, da postura do governo atual colombiano, consequência da visita da delegação parlamentar colombina a Marrocos, sobretudo o Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saarianos, traduzindo o alto nível de relações diplomáticas, de cooperação e de amizade, unindo o Reino de Marrocos com Colômbia,  dada dinâmica positiva e proativa do encontro do presidente do Corcas, Khalihenna Ould Errachid com a delegação colombiana, e o Presidente do Senado, transcendendo tal cooperação, base dos acordos atuais nos diferentes setores, na agricultura, nas energias renováveis, bem como no sector portuário, estradas, via férrea, turismo, além das obras abertas de investimentos, oportunidade importantes entre as partes.

Autor:

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário-Rabat, Marrocos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio