23.9 C
São Paulo
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Maquinários importados podem ser isentos de imposto, entenda

Regime aduaneiro especial de Admissão Temporária é opção para quem quer trazer equipamentos do exterior por tempo determinado. Benefício pode ser utilizado tanto para o uso em reformas e manutenções, como para exposição em eventos.  

Com elevada carga tributária, o cenário econômico brasileiro é desafiador para as empresas. O Brasil atingiu, em 2022, R$ 2,89 trilhões em impostos, um aumento de 11,5% em relação a 2021, segundo o painel Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Entretanto, há bens, como máquinas, que podem ser trazidos ao Brasil com isenção de imposto se devolvidos após o uso ao exterior, no chamado regime aduaneiro especial: Admissão Temporária.

Utilizado na importação, o benefício pode oferecer mais competitividade à indústria nacional, frente ao mercado internacional, e até mesmo baratear custos de manutenção de fábricas e obras de restauração da construção civil. Apesar de ser regulamentado há oito anos no Brasil, o benefício ainda é pouco conhecido e utilizado no país.

“Muitos empresários desconhecem as formas de reduzir impostos no Brasil. Entretanto, existem regimes que garantem essas vantagens. É o caso da Admissão Temporária, ideal para o uso de maquinários e equipamentos por um período pré-determinado de tempo, retornando posteriormente ao exterior”, afirma o especialista em comércio exterior, Sandro Marin, diretor da Tek Trade, empresa responsável por realizar operações de importação e exportação há mais de 15 anos. 

Como solicitar a Admissão Temporária

O benefício pode ser concedido a qualquer importador, seja pessoa física ou jurídica, que demonstre interesse na importação de bens por período determinado para manutenções e consertos, produção de novos bens pela indústria, além de exibição em feiras, congressos e exposições.

Os interessados precisam de autorização da Receita Federal acompanhada da assinatura de um termo de responsabilidade com o qual se comprometem a devolver os bens à sua origem, além da declaração de importação e a declaração simplificada de importação. O prazo para utilização do bem importado é, normalmente, de um podendo ser prorrogado por mais um.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio