30.4 C
São Paulo
sábado, 27 de abril de 2024

Meio Ambiente: Colégio Porto Seguro coleta 1,7 tonelada de resíduos recicláveis para destinação adequada e ajuda catadores de lixo a gerar renda extra 

São Paulo, julho de 2023 – Colégio Visconde de Porto Seguro, conceituada instituição de ensino, decidiu inovar em 2023 e implementou um planejamento para gerenciamento dos resíduos recicláveis durante as Festas Juninas realizadas pela escola. Os eventos que aconteceram entre os dias 3 e 24 de junho reuniram mais de 25 mil pessoas em todo os seus quatro campi: Morumbi, Panamby, Valinhos e Portinhos (Educação Infantil).

A iniciativa aplicada em parceria com o Sou Resíduo Zero (SRZ), movimento formado por pessoas e empresas comprometidas em aplicar e engajar outras pessoas, comunidades e empresas, fez com que o Porto Seguro coletasse 1.788kg por meio de uma gestão completa, triagem in loco e destinação ambientalmente adequada durante todo o evento. Além disso, contribuiu com a geração de renda extra para as famílias de 20 catadores de cooperativas selecionados pelo próprio projeto.

A campanha SRZ ainda ofereceu um relatório de gravimetria e certificação para cada uma das Festas Juninas realizadas pelo Colégio com o Selo “Sou Resíduo Zero”. Confira a proporção por tipologia dos materiais recicláveis coletados e destinados corretamente durante o evento:

 

Resultados finais:

Plástico: 398 kg
alumínio: 246 kg
Ferro: 20 kg
Papelão: 684 kg
Papel: 85 kg
Vidro: 32 kg
Apara: 323 kg


Total: 1.788kg de recicláveis destinados corretamente


No Colégio, a compreensão mais ampla de sustentabilidade envolve as dimensões do autocuidado e da preservação da vida, da economia e da ecologia. Viver de modo sustentável significa pautar nossas ações de modo que as relações entre nós, o outro e o mundo sejam saudáveis e perenes, a fim de preservar a vida planetária. Essas perspectivas são abordadas ao longo de todo o processo formativo no Colégio por diversas áreas, da Matemática Financeira às Ciências Humanas e Naturais, desde a aprendizagem que envolve o cuidar de si (corpo, mente e emoções) para uma vida melhor e mais feliz até o desenvolvimento da consciência para o uso responsável de recursos econômicos e naturais.


Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Em 2022, o Colégio Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículo: Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

Autor:

Lucas Ardigó

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio