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sábado, 27 de abril de 2024

Conheça os 5 mitos e verdades sobre sustentabilidade no ambiente corporativo

As práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes nas empresas. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69% das empresas pretendem aumentar os investimentos em ações de sustentabilidade nos próximos dois anos.

Sustentabilidade é um movimento necessário. Nos anos mais recentes foi criada a agenda ESG ou, em português, a agenda ASG – Ambiental, Social e de Governança. Os três pilares são uma forma de organizar o assunto e permitir o mapeamento, o registro e controle das ações das empresas e instituições em geral, e também o estabelecimento de metas e métricas de evolução contínua.


No entanto, algumas informações sobre a temática dentro do ambiente corporativo confundem as pessoas sobre o que realmente é pertinente nesse movimento. Por esta razão, Julia Morassutti,  Diretora Jurídica, de Gente, Cultura e Sustentabilidade da Printi, uma das maiores gráficas online da América Latina, voltada para materializar ideias por meio da personalização, utilizando  as melhores tecnologias listou 5 mitos e verdades sobre o tema.

Confira: 

  1. Sustentabilidade é uma moda passageira e não gera retorno.

Mito: Sustentabilidade é uma tendência global que veio para ficar. A crescente conscientização sobre os impactos socioambientais negativos das atividades corporativas, como mudanças climáticas, perda da biodiversidade e aumento da poluição está gerando pressões por parte dos consumidores, dos colaboradores, da sociedade e de novas regras legais e regulatórias para que as empresas sejam mais responsáveis. 

Investir em ações mais conscientes pode atrair oportunidades financeiras, uma vez que empresas que possuem a sustentabilidade dentro de sua estratégia de negócio conquistam novos segmentos de clientes e fortalecem sua marca, gerando rentabilidade a longo prazo.

1.    Ser sustentável é ter apenas práticas ambientais.

Mito: Sustentabilidade não é sinônimo de proteção ao meio ambiente. O tema busca pela intersecção entre três eixos: crescimento econômico, progresso social e preservação ambiental. Integra uma visão complexa e sistêmica de longo prazo, inclui preocupações com o meio ambiente, a equidade, justiça social e o desenvolvimento econômico. 

É muito comum esquecerem que o tema vai além das práticas voltadas para o meio ambiente. Às vezes a empresa tem uma boa gestão ambiental, mas adota práticas indevidas no tratamento de parceiros e colaboradores, por exemplo. 

1.    A transparência com as partes interessadas favorece o negócio.

Verdade: Uma empresa deve estar atenta ao impacto que causa com a realização das suas atividades. Por esse motivo, é importante a prestação de contas para o mercado, mostrando o desempenho da empresa e seu impacto nos aspectos ambientais, sociais e de governança – positivos ou negativos. 

O relatório anual de sustentabilidade é um exemplo de instrumento de transparência utilizado pelas empresas. O documento auxilia na visão completa sobre a sustentabilidade do negócio, tratando não somente pontos positivos, mas também temas críticos. 

1.    Engajar as pessoas continuamente é essencial para desenvolver a cultura de sustentabilidade.

Verdade: Sustentabilidade é cultura, é como o negócio é conduzido baseado em seus valores, crenças e ações. É um compromisso de todos os indivíduos e corporações em relação ao planeta e a sociedade como um todo. Para uma empresa ser sustentável, é preciso que seus colaboradores e seus stakeholders em geral também adotem práticas sustentáveis em suas atividades em geral, em âmbito profissional e pessoal. 

Pensando nisso, é fundamental que as empresas engajem seus colaboradores com a temática não somente em datas comemorativas, mas sim o ano todo – seja com treinamentos, rodas de conversas, comunicações internas ou eventos. Os colaboradores precisam estar preparados e alinhados para que sustentabilidade faça parte da estratégia do negócio e esteja dentro dos processos e projetos.

1.    Introduzir práticas voltadas à sustentabilidade é para grandes empresas.

Mito: As pequenas empresas, quando somadas, possuem um impacto socioambiental tão forte quanto as grandes corporações. Independente do porte, toda empresa pode e deve adotar práticas sustentáveis. Além disso, a adesão dessas práticas desde o início do negócio torna o processo mais rápido, espontâneo e fluido. A organização já nasce e se desenvolve com a cultura da sustentabilidade, integrando as práticas em todas as áreas do negócio.

Autora:

Kelly Mantovani 

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