29.6 C
São Paulo
sábado, 27 de abril de 2024

Ampliação do uso de moedas locais passa a ser prioridade na nova gestão do Mercosul

Correspondente a apenas 4% das transações intrabloco que utilizam o Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML), a ferramenta oferece mais segurança no cálculo de custos

Brasília, 17 de julho de 2023 – Com liderança rotativa a cada seis meses, o Mercosul passou a ser chefiado pelo presidente Lula no último dia 4. Com isso, o chefe do Executivo passou a priorizar alguns objetivos do bloco econômico, como a ampliação do uso do Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML) para transações.

Administrado pelo Banco Central do Brasil em parceria com os bancos centrais dos outros países integrantes do bloco – Argentina, Uruguai e Paraguai –, o SML possibilita a transferência de recursos financeiros sem a necessidade de uma moeda intermediária, como o dólar. Sem contrato de câmbio, as transações se tornam mais rápidas e possuem um custo mais baixo.

De acordo com José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), o sistema oferece mais segurança no cálculo de custos. “O exportador pode fixar o preço de sua mercadoria ou serviço na moeda de seu país, deixando de ficar exposto a variações nas taxas de câmbio e tendo a certeza de que receberá exatamente o valor negociado na sua moeda. Já no fechamento com o dólar, há diferença cambial no momento do pagamento”, explica o presidente da entidade que representa os profissionais responsáveis por certificar importações e exportações.

Atualmente, as transações comerciais entre os países do bloco que utilizam o SML correspondem a apenas 4%. Segundo o presidente da Feaduaneiros, este número ainda é baixo por conta da falta de informação. Por isso, para ampliar a utilização do sistema, será necessária uma maior divulgação, além de fortalecer a moeda local.

Sobre a Feaduaneiros – A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros foi criada em 21 de abril de 1953, com o objetivo de congregar e representar a categoria econômica dos Despachantes Aduaneiros em todo o território nacional. Suas atribuições incluem a luta pelos direitos e interesses da categoria, com representatividade para conciliar divergências e conflitos entre os sindicatos afiliados, bem como promover a solidariedade e a união de toda a classe profissional; bem como defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão, a lealdade na concorrência e a ética no desempenho da atividade profissional.

Autora:

Sarah Farias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio