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domingo, 28 de abril de 2024

Fazer marketing, em pequenos negócios

Nos dias atuais os empresários enfrentam inúmeros desafios para manter seus negócios operando de forma lucrativa, afinal, encaram uma concorrência acirrada, consumidores exigentes e um mercado dinâmico, com o qual precisam se adaptar.

Mas como fazer com que o sonho do negócio próprio não se torne um verdadeiro pesadelo?

Não existe uma fórmula mágica, ou uma receita pronta a ser seguida, entretanto, alguns pontos merecem grande atenção. Um desses pontos cruciais para sua empresa é o Marketing. Infelizmente, muitos empresários ainda tratam o marketing de forma superficial, apostando todas as fichas na propaganda, que atualmente acaba se resumindo nas redes sociais. Essa fase também faz parte do marketing e sim, também é importante, mas é apenas o “topo do Iceberg”, ou seja, essa é a parte conhecida por todos, onde o senso comum predomina. Mas os empresários precisam ter ciência que existe muito mais a ser pensado, planejado e construído para estratégias de marketing eficientes e com resultados que colaborem com o alcance dos objetivos da sua empresa.

Como passos iniciais, para sua empresa definir ou mesmo redefinir o seu marketing envolve:

  1. Dedique atenção em conhecer seu público-alvo: É importante entender o consumidor ouvindo-o atentamente. A empresa deve se esforçar para perceber o que o cliente realmente busca ao procurar pelo produto.
  2. Perceba o que seus concorrentes têm feito: Reconhecer as melhores práticas dos concorrentes e se esforçar para garantir a competitividade do negócio é fundamental para conquistar espaço no mercado.
  3. Foque nas soluções oferecidas: A empresa não vende apenas produtos, mas também soluções para o cliente. É essencial reforçar os benefícios e comunicar claramente o que a empresa está oferecendo.
  4. Considere o público-alvo ao criar campanhas: Ao divulgar o negócio, é importante ter em mente o público-alvo e destacar as soluções que a empresa oferece. Manter consistência na estratégia de marketing é crucial para que o negócio seja visto, lembrado e escolhido.

Mesmo que a empresa já esteja atuando no mercado há muitos anos, é importante fazer essa reflexão e buscar novas ideias para otimizar o negócio. Não é necessário ter um departamento exclusivo de marketing, mas é fundamental que esses princípios sejam

incorporados no cotidiano de todos na empresa.

Autoras:

Samaira Carla Wuicik – Mestranda em Administração na área de Estratégias de Marketing. Administradora de Empresas, especialista em Gestão de Processos Gerenciais, Gestão em Marketing Organizacional, Alternativas para uma Nova Educação e Processos Inovadores de Ensino e Aprendizagem.

Tatiana dos Santos Pereira – Mestranda em Administração. Administradora de Empresa, especialista em Gestão Pública, Gestão Financeira e Contábil, Gestão Estratégica e de Negócios, Controladoria e Finanças Empresariais.

1 COMENTÁRIO

  1. Boas palavras, adorei seu blog. Referente a isso tem um Programa que pode dar ainda mais força a essa ideia ajudando na parte de marketing trazendo centenas visitas diarias de forma organica para sites e blogs, se chama Programa Classificados Grátis PCG esse Software serve para anunciar de forma automática em mais de 350 sites de Classificados online Grátis. Tenho certeza que vai ser de grande utilidade … Até logo.

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