22.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Veja quais são os exercícios que podem colocar a coluna em risco

Se não forem feitos corretamente, há um grande risco de prejudicarem bastante essa parte do corpo

            Ninguém tem dúvidas de que as atividades físicas são muito benéficas para o organismo como um todo. Mas é essencial que elas sejam praticadas do jeito certo e com orientação de um profissional de educação física. Do contrário, podem ser um perigo.

         Alguns movimentos são mais arriscados quando se trata da coluna, especialmente para quem está começando agora e não conta com a ajuda de um professor. A corrida é um exemplo, pois provoca muito impacto. Dar as passadas com a postura correta, em terreno plano e fazer fortalecimento muscular ajuda muito. O crossfit é outra modalidade que precisa de cuidado, pois exige muito do corpo e envolve pesos muito altos.

        No caso da musculação, movimentos que envolvem hiperextensão das costas, quando o tronco é flexionado bem para trás, como no exercício chamado hipertensão de lombar, hiperflexão, ou seja, o movimento inverso, nos quais as costas são arqueadas muito para frente, como o agachamento livre com barra, e rotação, como no abdominal oblíquo, também precisam de um cuidado redobrado.

            Outra questão que merece destaque são os aplicativos de malhação, é preciso ficar muito atento a todos os detalhes para fazer os treinos da maneira correta.

            Entretanto, isso não deve ser razão para ninguém ficar parado. A fórmula ideal na hora de fazer exercícios é unir orientação adequada, atenção durante a movimentação e evolução gradativa do uso de peso, da frequência e da intensidade. E isso vale para todos eles. Ah! E quem já tem algum problema na coluna só deve começar depois de ter o aval do seu médico.

Autora:

Andreia França

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio