22 C
São Paulo
segunda-feira, 29 de abril de 2024


Copa do Mundo agitou rotina de escolas e virou tema em sala de aula

Torneio se tornou conteúdo transversal em disciplinas como matemática, geografia, história e ajuda até mesmo no aprendizado de idiomas

A Copa do Mundo mexe com as emoções dos brasileiros. Em cada lance em campo, a torcida se empolga no apoio à seleção. Se bem trabalhado, o futebol pode ir além dos gramados e marcar um golaço dentro da sala de aula. Muitas escolas aproveitaram a euforia do torneio para trabalharem conteúdos pedagógicos de uma forma diferente junto aos estudantes.

“É impressionante o resultado que temos quando trazemos o clima das ruas para dentro da sala de aula. Isso abre um universo de possibilidades. Falando sobre a Copa do Mundo, podemos transmitir aos estudantes conteúdos de matemática, geografia, história, ciências, podemos trabalhar até mesmo outros idiomas e culturas locais”, afirma Aline Costa, coordenadora do Ensino Fundamental 2 na Escola Suíço-Brasileira Rio de Janeiro by SIS Swiss International School.

Para a especialista, essa também é uma forma de buscar o desenvolvimento pedagógico de maneira moderna, diminuindo o impacto negativo que a pandemia deixou na educação brasileira. “Os mecanismos de aprendizado precisam chegar na realidade de cada aluno, fazendo com que eles se desenvolvam utilizando fatos que fazem parte do seu dia a dia”, explica.

Em sala de aula, algumas turmas também realizaram atividades relacionadas à Copa. Por exemplo, nas aulas de Francês, os alunos estudaram o vocabulário voltado ao futebol e depois testaram seus conhecimentos em um jogo de palavras na quadra. 

Nas aulas de Educação Física, os alunos foram convidados a realizar pesquisas com base em três perguntas: Como surgiu a Copa do Mundo? Qual a história do Brasil nas Copas? Como foi organizada a Copa do Catar? Os alunos pesquisaram materiais em casa e, na Escola, elaboraram cartazes em grupo, registrando e compartilhando as descobertas das investigações. 

“Nessa edição da Copa, na fase de grupos, o Brasil e a Suíça se enfrentaram em campo e esse momento foi curtido por nossa comunidade escolar. Assistimos ao jogo juntos e vibramos com a vitória do Brasil. Nesse dia, a Escola foi totalmente decorada com as bandeiras da Suíça e Brasil e um cardápio temático foi oferecido no horário do almoço”, declara.  

Mas esse intercâmbio pode ir ainda mais além, principalmente com atividades coletivas, que aproximam os estudantes da instituição. Como é o caso do álbum coletivo exposto na instituição.

“Convidamos os alunos a participarem da confecção de um álbum de figurinhas coletivo. Os alunos se engajaram e, em um curto período de tempo, completamos o álbum que fará parte de um arquivo de memórias da Biblioteca”, explica.

As páginas do álbum tradicional da Copa do Mundo foram fixadas em uma parede da escola e os alunos que desejarem podem completá-lo. É algo que pertence a todos.  

“São pequenas brincadeiras que podem ensinar muito aos estudantes, reforçando valores importantes para esta fase de crescimento”, completa Aline.

A Copa do Mundo é um evento que envolve e mobiliza diversas nações. Sendo o futebol, um esporte popular em muitos países, a Copa surgiu em 1930 como uma celebração esportiva e já acumula bilhões de espectadores ao longo dos anos.

Autora:

Daniele Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio