Após dois dias muito tristes sem jogos da Copa do Mundo, nesta sexta-feira finalmente os jogos retornam e não poderia ser melhor com Brasil em campo logo ao meio-dia, contra a Croácia. Também na sexta Argentina e Holanda se enfrentam. Do outro lado da chave, no sábado é dia de clássico europeu com França e Inglaterra e Marrocos e Portugal.
E vai ter muito craque em campo, né? Presta atenção: quatros dos melhores jogadores atuais do mundo podem se enfrentar nas semis: Neymar vs Messi e Mbappé vs Cristiano Ronaldo. Destes, o que está mais em baixa é CR7 que virou reserva da seleção após discussão com o técnico Fernando Santos.
Mas antes de projetar as semifinais e esses confrontos que todo mundo quer ver, falemos das quartas. O Brasil até é favorito contra a Croácia. Mas para passar pelos rivais que têm Modric como principal destaque, a nossa seleção terá que vencer um europeu em mata-mata de Copa do Mundo, algo que não acontece desde 2002, ano do Penta.
Sem falar que toda a facilidade encontrada diante da Coreia do Sul na vitória por 4 a 1 não deverá se repetir, já que o estilo de jogo croata se encaixa mais com Sérvia e Suíça, com quem o time de Tite teve muita dificuldade para vencer na fase de grupos. Para não falar que é idêntico, os croatas gostam mais da bola e tratam ela melhor que os rivais anteriores.
Do outro lado, Argentina e Holanda fazem uma partida muito igual às 16h. Os holandeses não jogaram bem na fase de grupos, mesmo assim passaram sem problemas em primeiro lugar e aí sim, nas oitavas, contra os Estados Unidos, apresentaram bom futebol. Dá para dizer que evoluíram, assim como a Argentina.
Os nossos hermanos começaram dando um susto e perdendo para a Arábia Saudita na estreia. Depois vieram as mudanças na escalação e uma evolução no desempenho nos outros jogos da fase de grupos. Contra a Austrália, Messi jogou tanto quanto nos velhos tempos, fez o dele, tentou consagrar os companheiros que não ajudaram muito, e apesar do susto no último lance, dá para dizer que o resultado de apenas 2 a 1 não condiz com o desempenho.
Marrocos e Portugal, ao meio dia de sábado, promete ser um jogo mais chatinho. Os africanos devem jogar fechadinhos igual contra a Espanha. A diferença é que Portuga é muito mais vertical do que o time espanhol e por isso a tendência é levar mais perigo ao gol de Bono.
Já para fechar esses confrontos de quartas-de-finais, também sábado, 16h, temos o clássico e o confronto dos melhores times até aqui França e Inglaterra. O que Mbappé está fazendo nesta Copa do Mundo é surreal. Com sobras o melhor jogador do torneio até agora. Mas a equipe francesa não é só ele não. Giroud desandou a fazer gols em Copas após artilharia zerada na campanha de 2018 quando o time foi campeão. Griezmann tem feito também ótimas partidas, jogando muito mais do que nas últimas temporadas em Barcelona e Atlético de Madrid. Isso porque os caras perderam Benzema lesionado.
Já o time inglês tem Bellighan como destaque. Com apenas 18 anos, o meio-campista do Borussia Dortmund comanda a equipe e ainda faz gols e dá assistências. Kane, artilheiro da Copa 2018, desta vez fez apenas um, mas tem se destacado com passes e assistências brilhantes. O centroavante está muito longe de ser aquele 9 paradão lá na frente. O cara se movimenta demais e abre espaços para o time infiltrar.
Quem será que passa? Independentemente de qualquer coisa, só quero ver grandes jogos, por favor, seleções de Copa do Mundo.