O Catar é a sede da Copa do Mundo 2022 e eles são conhecidos por serem um país muito rico. Daí, veremos várias inovações tecnológicas ao longo deste mundial disputado a partir do próximo dia 20 de novembro. Vamos a elas.
Estádios sustentáveis: os estádios da Copa foram feitos para economizam energia em quase 45% em comparação com aqueles projetados para atender aos padrões estabelecidos pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado, e usarão 44% menos água em comparação com aqueles projetados de acordo com os padrões do Código Internacional de Canalização.
Estádio Lusail: o estádio de abertura da Copa tem capacidade para 80 mil pessoas, nove andares, sistema de refrigeração inovador e ainda por cima será convertido em um espaço comunitário incluindo escolas, empresas, cafés e hospitais no final do torneio. Sem falar na suíte Pearl Lounge, o lugar mais exclusivo para assistir aos jogos da Copa.
Estádio 974 desmontável: se o estádio anterior te pareceu louco, pega esse então. Ele é composto por contêineres coloridos e uma estrutura de aço. O estádio de 40 mil lugares está localizado próximo ao porto de Doha e é o primeiro estádio projetado para ser completamente desmontável na história da Copa do Mundo. O estádio, denominado 974, tem o nome do número de contêineres utilizados em sua construção. É também o código de marcação internacional do país. Os caras pensam em tudo.
Nuvem artificial: será um drone de carbono cheio de hélio com quatro grandes hélices que flutuará acima do campo, seguindo o sol e bloqueando os raios solares para reduzir a temperatura. Vale lembrar que no Catar as temperaturas são altíssimas e esse é o motivo pelo qual a Copa será disputada no final do ano e não em junho/julho como de costume. Os drones serão movidos a energia solar captada por painéis localizados acima do próprio aparelho.
Zonas refrigeradas: justamente devido a esse calor todo citado acima, haverá também uma tecnologia avançada de ar-condicionado que resfriaria estádios, locais de treinamento e zonas de torcedores a 23°C.
Camisetas inteligentes: muitas das camisetas utilizadas pelos atletas terão sensores para medir o batimento cardíaco, a respiração e a hidratação. As camisetas ficarão conectadas via Bluetooth enviando os dados para uma estação base.
Hotéis flutuantes: uma Copa do Mundo leva sempre muitos turistas para os países que a recebem. No Catar não será diferente, por isso para acomodar os mais de 1 milhão de turistas que devem passar pelo local entre novembro e dezembro, foram construídos 16 hotéis flutuantes na costa da Ilha Qetaifan do Norte. Com quatro andares e 1.616 quartos, cada, eles poderão ser realocados para outras praias após a Copa. É o pensamento a longo prazo que faltou por aqui na época de Copa de 2014.
Você sabia de alguma dessas novidades? Vai ficar bom demais, fala sério.