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terça-feira, 30 de abril de 2024

O papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino

O objetivo deste artigo é pontuar a importância do coordenador pedagógico. Para LIBÂNEO (2001), “o coordenador pedagógico é aquele que responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico, estando diretamente relacionado com os professores, alunos e pais.”

Assim, junto ao corpo docente o coordenador pedagógico tem como principal atribuição “a assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da sua formação.” LIBÂNEO (2001).

Para GRINSPUN (2006),“o coordenador enfrenta diariamente a meta de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação, porém precisa resgatar sua identidade e consolidar um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica”.

Todos os conhecimentos adquiridos na esfera da formação continuada é que auxiliarão o coordenador pedagógico a ajudar os professores de sua escola de maneira eficaz, daí a importância da formação inicial e continuada de qualidade para o próprio coordenador.

O coordenador pedagógico no ambiente escolar realiza a articulação dos planos e materiais que atendam as particularidades dos professores e dos alunos pois, é um “profissional que articula as atividades pedagógicas em todo ambiente escolar para garantir a qualidade do ensino; que atua com a crítica em momento exato, ampliando o horizonte para a conquista de participação”. (VASCONCELLOS, 2007)”.

Nesse sentido, percebemos aqui que este profissional é um formador de professores e a partir daí compreendemos que sua importância é gigantesca no sentido em que a formação dos demais profissionais passa por suas “mãos”, por seu diagnóstico da realidade, análise das situações, vivências e experiências dentro do ambiente escolar.

Sendo assim, “também precisa desenvolver habilidades e competências, para auxiliar os professores nesse processo permanente de reflexão sobre a prática, nas rotinas diárias, na proposição de intervenções, na organização de projetos de interesse da escola” (VEIGA, 2009).

Concluindo, o coordenador pedagógico precisa entender as experiências que acontecem todos os dias em sua jornada na escola, mesmo que isso seja às vezes muito difícil, dependendo do tamanho da escola (número de estudantes) e profissionais.

Mesmo assim, o coordenador pedagógico precisa dessa compreensão, desse entendimento pois “para coordenar o processo pedagógico ele necessita desenvolver habilidades específicas para a função, devendo persistir e estar pré-disposto a

desafiar-se e desafiar o corpo docente” (SARTORI, 2012).

REFERÊNCIAS

GRINSPUN, Mirian P. S. Z. A Orientação Educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática.

Goiânia: Alternativa, 2001.

SARTORI, Jerônimo. Formação continuada: os limites e os desafios do supervisor educacional. In: ROSA, Geraldo. A. da; PAIM, Marilene M. W. (Orgs.) Educação Básica: políticas e práticas pedagógicas. Campinas, SP. Mercado das Letras, 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação pedagógica: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2007.

VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus,

2009.

Autora:

Cindy Camila Tamiozzo Cardoso

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