Olhando assim, você fala: “que linda é a taça da Copa do Mundo”, né? Mas além da beleza, você conhece a história por trás da criação desse objeto tão desejado pelas 32 seleções que disputam a competição mais importante do mundo do futebol? Não? Então você está no artigo certo para isso.
A Taça da Copa do Mundo da FIFA foi criada em 1970, em substituição a Taça Jules Rimet que foi conquistada em definitivo pelo Brasil ao conquistar o tricampeonato na Copa de 1970 (México). Porém, ela acabou sendo roubada em território brasileiro em 1983, no Rio de Janeiro. Nunca recuperada, é provável que ela tenha sido derretida e vendida pelos ladrões. Obs: você pode ter um pedaço da antiga taça da Copa aí na sua casa.
Diferente da antecessora, a atual taça nunca ficará em definitivo com um país. Ela foi criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga e apresentada na Copa do Mundo da Alemanha de 1974. Os donos da casa foram os campeões.
Características: a taça é composta por 5 quilos de ouro 18 quilates sólido (75% do peso), com uma base de malaquita (mineral carbonato). O troféu mede 36, 5 cm de altura. O peso total é de 6,175 quilos e é composta por duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Na base da taça está gravado o nome de todas as seleções campeãs até o momento.