23.2 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

A marionete queria se transformar em menino, mas não conseguia?

Acreditar que meninos são credores de todos os prazeres e diversões que possam imaginar e almejar tinha uma consequência no cumprimento de suas obrigações…

Com certeza, você já chegou a desejar alguma coisa e em resposta não adquiriu o que tanto desejava em não ter saído de sua maneira. Pinóquio tenta fugir da casa de Gepeto com um objetivo em mente de tornar-se garoto, mas não teria ideia que nem tudo pode sair em conformidade com os seus planos. Cabe dizer que, mesmo que possamos fazer planos, metas e objetos estabelecidos devemos relembrar que somos seres totalmente limitados. Existe a possibilidade de pessoas abusarem da sua boa-fé para adquirir algo em troca como fora citado na história do Poço dos Desejos.

A personagem do Grilo Falante representa a voz, a Fada poderia possuir uma espécie de ligação com algo ilusório, mas diante disso podemos relembrar dos Contratos em Espécie, proposta, oferta, aceite. A proposta fora oferecida para Pinóquio de enfrentar o seu criador e tentar reivindicar seus direitos como pessoa física. Entretanto, surgindo o conflito dentre ambas as partes, Pinóquio não teria tentado se tornar um semi-deus? Diante do disposto desta oferta que acaba sendo oferecida, o próprio acaba se corrompendo por suas crenças, valores e ideias, todavia somente por ter negado ao dado ouvido a voz do Grilo Falante… Existe um filme que relata diversos casos de desaparecimentos de crianças no interior de uma cidade norte-americana.

Nessa história, a suposta Fada aproxima de suas vitimas com principal objetivo de iludir aquelas crianças lhes oferecendo algo em troca ou alternando os fatos por meio de um discurso, mas cabe dizer que ao estar se apresentando a vítima, surge a ideia de auto independência da criança de seu responsável legal. O próprio relato do menino que não queria crescer e passa a viver em uma Ilha, acaba sendo dos exemplos que retrata a nossa realidade, mas sobre Peter Pan segundo uma teoria, ele seria um anjo da morte e a Terra do Nunca a representação da vida após a morte, uma espécie de paraíso iluminado e feliz. Entretanto, aquele matava as crianças que envelheciam para evitar uma superlotação da Ilha incluído, corpos daqueles que estavam desaparecidos e bebês que eram assassinados. Diante dessa dialética, poderíamos refletir sobre a ideia de Pinóquio finalmente tornar-se uma criança que seria somente uma oferta de seus sequestradores para poder matá-lo. Em seguida, dando continuidade sobre o verdadeiro conceito de Justiça, poderia ter sido feita por seus sequestradores?

Pinóquio agredia Gepeto aquele que o admoestava, Ad é uma preposição que normalmente tem o sentido de se aproximar de alguém ou alguma coisa. Monere significa avisar, aconselhar ou fazer alguém se lembrar de alguma coisa. Assim, literalmente, admonere significa “se aproximar de alguém para lhe dar um aviso ou para lhe corrigir”. Pinóquio acaba matando o Grilo Falante negando dar ouvido a seus conselhos. O próprio foi influenciado pela oferta tentadora, matou a voz da razão e aquele que o representava durante essa corrupção, acreditando ser um deus. No entanto, Pinóquio era apenas mais uma vítima que se consumiu mediante uma espécie de poder ao desafiar Gepeto (AUTORIDADE) nessa história. Todavia, acabou cedendo à tentação de um sucesso fácil, rápido e superficial no objetivo de tornar-se rico. Já dizia Karl Marx: quem usa o nome da justiça para defender seus erros é capaz de muito para desvirtuar em um direito.

Autor:

Calton Carcovichi 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio