26.3 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pitadas e pitacos

Café da Manhã

Café da manhã, breakfast, petit dejeuner, desayuno, e assim vai.

São diversos os nomes dados à primeira refeição do dia, assim como são diferentes os seus costumes alimentares. Também diferentes são o seu conteúdo, que vão desde  o simples cafezinho ao mais farto café da manhã com frutas, pães diversos, queijos, presuntos, sucos, etc. Café da manhã real. Ou presidencial. Ou parlamentar.

Sim, café da manhã parlamentar !

Aliás, nunca vi ninguém comer tanto quanto deputado, senador e político em geral. Só se reunem à beira de uma farta mesa guarnecida por toalhas e guardanapos de linho, louças finas e talheres pesados, bem servida por atenciosos garçons que, certamente, devem ouvir coisas do arco da velha.

Outro dia vi a lista do que se come num café da manhã parlamentar. Se eles comerem tudo aquilo, não sobra tempo para discutirem nada.

Sem entrar no mérito da coisa, mas entrando, a comilança  é uma ofensa aos milhões que passam fome pelo país afora e aos milhões que ralam e matam um leão por dia para sobreviverem e pagarem escorchantes impostos. E são estes milhões e milhões de brasileiros que pagam esta conta muito cara.

Pensando bem, talvez esta conta não seja tão cara assim. Enquanto se empaturram eles não tem tempo de fazer lambanças. Afinal de contas, dizem que o Brasil só cresce durante a noite, quando eles estão dormindo.

CARNE QUENTE E LOURA GELADA.

Uma das coisas que o brasileiro mais gosta é comer um suculento churrasco. Aliás, o churrasco é um agente agregador de pessoas, atraindo inúmeros apreciadores em torno de uma churrasqueira ou de uma mesa onde o papo rola solto por horas e horas.

A farta opção de cortes de carne, cada um com suas peculiaridades de sabor e textura, é um fator que explica o grande número de apreciadores, satisfazendo todo tipo de paladar. Logicamente, nada contra os vegetarianos e afins que se privam dos prazeres da carne (da vermelha de boi ou a de frango, bem explicado). Mas as linguiças, asinhas, sobrecoxas, costelas, costelinhas, picanha, etc, se constituem em algo irresistível.

Aliás, como em outras áreas, temos aqueles “churrasqueiros” que detém o segredo de como fazer o melhorchurrasco. São especialistas até em como acender um bom braseiro. Para estes, tais segredos estão acima dos conhecimentos científicos comuns, e fazem questão de não serem egoístas, difundindo insistentemente seus conhecimentos em relação ao manuseio das carnes. Talvez, além de uma ciência, eles detenham o conhecimento de uma arte. E ai daqueles que depois de uma churrascada não elogiem e não peçam o segredo de tanta gostosura.

Como ninguém é de ferro, um bom churrasco exige que ao degusta-lo tenhamos ao lado sempre uma loura gelada. E que seja bem gelada. É o único tipo de loura que quanto mais gelada melhor.

Não estou querendo dizer que carne e loura sejam associadas entre si. Quando digo isto, me refiro a churrasco e cerveja, aí sim, almas siamesas, porque uma loura gelada é a companhia ideal para uma quentinha carne assada, com todo respeito pelos vegetarianos.

Autor:

Nicola Granato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio