21.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Intersetorialidade e População em Situação de Rua – acesso à serviços de saúde pública

Partindo do ponto em que a Constituição intitula saúde como um direito de todos e um dever estatal, e que esta é garantida mediante políticas públicas que vão inibir ou atenuar iniquidades em saúde, é possível identificar falhas no cumprimento total desta lei uma vez que existem grupos marginalizados, excluídos e vulneráveis, como a População em Situação de Rua (PSR) que não usufruem deste direito (BARATA et al., 2015; SANTANA, 2014). Assim, é possível notar críticas e falhas, pois é inatingível para grande parte da população, ainda mais aqueles que se encontram face ao descaso estatal e vulnerabilidades sociais, como a PSR (SANTANA, 2014).

Em 2008 foi implementada a Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de rua pela esfera federal, elaborada por ministérios e movimentos sociais, articulando distintos setores no cuidado a esse público (BRASIL, 2008). O Sistema único de Assistência Social (SUAS), por meio de serviços contidos nos níveis de Proteção Especial de média e alta complexidade (CNAS, 2009) estabeleceu diferentes serviços para responder às demandas específicas deste público. Além disso, no Sistema Único de Saúde (SUS), em 2012, foi proposto a estratégia Consultório na Rua, vinculada à Atenção Básica para ampliar os serviços à PSR (BRASIL, 2012). 

A junção de diferentes setores do Estado para o enfrentamento de um problema social de grande complexidade se conceitua como intersetorialidade (ANDRADE, 2006). Esta intersetorialidade exige conexões entre os setores e órgãos para que seja viabilizado políticas públicas a fim de promover a saúde e a equidade entre públicos mais vulneráveis (ANDRADE, 2006). O fenômeno da intersetorialidade ganha visibilidade nos anos 1970, a partir dos debates sobre a promoção da saúde no âmbito da atenção básica (BORYSOW; FURTADO, 2014) entretanto, verifica-se dificuldades  em estabelecer ações intersetoriais entre os responsáveis pela Seguridade Social (MONNERATI; SOUZA, 2011).

É válido enfatizar que a ação conjunta de vários atores sociais pode contribuir para a resolutividade e integralidade das práticas realizadas pelos profissionais de saúde. Assim, em busca da consolidação de propostas que alcancem a PSR, vários atores são acionados para a busca de garantias dos direitos desta população (PAULA et al., 2017). Entretanto,  as ações intersetoriais vinculadas a atenção básica são dificultadas, por muitas vezes, devido às exigências para o atendimento à PSR feitas por alguns serviços, como a existência de endereço fixo ou a apresentação em perfeitas condições de higiene que são incompatíveis com essa clientela e só evidenciam a necessidade da busca de mais explicações sobre as questões que determinam a resistência apresentada pelos profissionais que atuam nos referidos serviços (BORYSOW; FURTADO, 2014). 

Essa falha no processo de intersetorialidade pode inferir diretamente na busca seletiva de determinados serviços pela PSR, uma vez que o fluxo não é bem estabelecido e os setores sociais e de saúde não estabelecem as devidas conexões entre eles (BRASIL, 2012). Os Consultórios de Rua, por exemplo, foram implementados como política de saúde pública voltadas para este público, de forma a diminuir as desigualdades e iniquidades do acesso aos serviços públicos vinculados a APS (PAULA et al., 2017). Essa estratégia contempla o processo de intersetorialidade, uma vez que abrange diversos profissionais incluindo saúde e assistência social neste setor de acolhimento (BRASIL, 2012). 

Entretanto, a literatura aponta que a estratégia ainda encontra-se incipiente devendo ser ampliada dentro da sociedade para atenderem as demandas específicas da PSR, bem como a formação, no âmbito da educação continuada, em saúde coletiva e saúde mental para atuar junto às pessoas de rua, intensificando o trabalho nas comunidades com os demais atores sociais (SILVA; FRAZÃO; LINHARES, 2014). 

Em virtude deste cenário apresentado, conclui-se que é necessário o estabelecimento de vínculos baseados em conhecimentos científicos com a PSR, a fim de orientar esse público dentro de redes de atenção interligadas, uma vez que essa população encontra-se a margem da sociedade e muitas vezes não possui registros, residência fixa entre outros documentos dificultando o acesso desse público à esta rede de forma igualitária (BORYSOW; FURTADO, 2014; MELO et al., 2022; LIRA et al., 2019)

Autora:

Bárbara Ingrid de Souza Silva, graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio