23.1 C
São Paulo
domingo, 28 de abril de 2024

Serviços de inteligência – CIA

Os serviços de inteligência são um conjunto de meios para a aquisição de dados relacionados a um grupo de práticas de análise para entendimento desses dados e sua posterior transformação em algo que possibilite compreender o passado, o presente a criar uma perspectiva para o futuro. (SANTOS, 2015, p. 10)

Ainda de acordo com Santos (2015), os serviços de inteligência se desenvolvem e se profissionalizam como uma representação do aumento da profundidade e da especialização da burocracia estatal e em concordância com as particularidades do próprio Estado, sua organização institucional, suas prioridades e necessidades por informações.

Desta forma, nota-se a importância deste serviço, bem como sua atuação para a soberania do país, visto que seu objetivo é coletar, analisar e sugerir soluções para a garantia da paz, segurança e sigilo do sistema organizacional em que esteja inserido. Porém, deve-se ressaltar que devido sua natureza secreta, por vezes sua missão acaba se deturpando, sendo utilizada como meio para obtenção de vantagens pessoais para os governantes, como fonte de
poder.

Autor:

Nicolas Henry Portes
Mariana Diniz
Raul Lafite
Sarah Rezende

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio