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sexta-feira, 26 de abril de 2024

Quais as formas mais indicadas para conseguir leads?

Criar site é apenas um dos primeiros passos para ter sucesso no universo online, mas quais são as formas mais indicadas para conseguir leads?

Se você realmente deseja que o seu negócio cresça, precisa ter cada vez mais leads. Depois de ficar bom nisso, você será capaz de fazer a sua empresa crescer o tanto que quiser. 

Para obter o máximo de leads, você precisará de estratégias de geração de leads para cada fase do funil de marketing – também conhecido como funil de vendas

O funil evolui ao longo dos últimos anos. O marketing passou a desempenhar um papel muito maior do que as vendas – pelo menos nos primeiros dias que fazem parte do funil. 

No entanto, você também deve direcionar seus esforços de marketing para a última fase do funil. É importante “alimentar” e envolver seus leads qualificados para mantê-los interessados. 

Para te ajudar, neste artigo, você entenderá melhor o que é a geração de leads em marketing digital e quais as formas mais indicadas para conseguir os seus leads. 

O que é geração de leads em marketing digital?

A geração de leads em marketing digital é o processo de atrair e engajar leads. Você deseja que os clientes em potencial encontrem seu conteúdo, sigam você nas redes sociais, inscrevam-se em sua lista de e-mail e prestem atenção ao que os outros dizem sobre você.

No entanto, você não quer atrair qualquer pessoa. Na verdade, isso é mais perigoso do que útil.

Um lead qualificado vale muito mais para você do que um lead não qualificado. Você deseja atrair clientes em potencial que não apenas possam comprar seu produto ou serviço, mas que tenham uma necessidade ou desejo genuíno por ele.

De certa forma, descobrir como conseguir mais leads para seu negócio online é um jogo de números – pelo menos no início. Quanto mais leads você tiver, mais informações coletará com base no comportamento deles.

E quanto mais informações tiver, melhor poderá desenvolver as suas estratégias de funil de marketing. 

Como gerar leads para o seu negócio

Aprender como gerar leads leva tempo e pesquisa. Isso porque cada negócio é diferente.

Um de seus amigos empreendedores pode dizer que a única maneira de gerar leads está no marketing por e-mail. Isso pode ser verdade para seu negócio.

Mas e quanto ao seu?

Testar e analisar dados é a única maneira de determinar se uma estratégia de geração de leads funcionará para seu público.

No entanto, primeiro você precisa conhecer as práticas recomendadas para gerar leads. 

1. Ofereça valor para os seus clientes

Você provavelmente já ouviu isso antes, mas vamos esclarecer o que é oferecer valor para os seus clientes. 

Se você oferece algum tipo de conteúdo para os seus potenciais clientes, como um e-book ou vídeos no YouTube com dicas, por exemplo, estão gerando valor. 

Isso quer dizer que está entregando um conteúdo que irá ajudar o seu público-alvo. 

E quando você oferece algo de valor gratuitamente, você inicia a reciprocidade. É um princípio psicológico simples que se baseia no desejo das pessoas de retribuir favores.

Ou seja, quando essa pessoa estiver pronta para comprar o produto ou serviço que você oferece, ela vai lembrar do seu negócio e provavelmente vai preferir comprar dele. 

2. Crie e otimize seu funil de conversão

O funil de conversão de cada negócio parece diferente. Existe uma razão para isso.

Imagine que você queira comprar um novo par de sapatos. Talvez você esteja procurando tênis para usar no treinamento de maratona.

Você provavelmente vai ler alguns artigos sobre os melhores tênis para corredores, fazer algumas comparações e comprar o par que parece ser o mais adequado. 

Isso pode envolver dois ou três pontos de contato com a marca que você escolher.

Agora, imagine que sua casa precisa de um novo sistema de ar condicionado. Os tênis de corrida podem custar R$600, mas um bom ar condicionado pode custar R$3000. Essa é uma grande diferença.

Você conduzirá mais pesquisas, investigará empresas em potencial, lerá análises online e até entrará em contato com a empresa na qual está interessado. Em outras palavras: muito mais pontos de contato.

Use a ferramenta Google Analytics para entender melhor como os clientes entram em contato com sua empresa antes de finalmente clicarem no botão “comprar”.

Com base nesse conhecimento, você pode otimizar cada ponto de contato para a posição específica do comprador no funil de conversão.

3. Defina os melhores tipos de ímãs de lead para seu público

Um ímã de leads faz exatamente o que o nome indica: atrai leads para sua empresa e os convence a converter. Em outras palavras, eles oferecem um valor significativo por um pequeno preço.

O preço não é monetário. Você não quer que seus clientes em potencial comprem seu ímã de leads. Em vez disso, você deseja que eles forneçam informações sobre si mesmos, como seus endereços de e-mail. Qualquer ímã antigo e desatualizado não funcionará.

Por exemplo, ao ouvir a frase “ímã de chumbo”, você pode pensar em um e-book ou white paper. Essas nem sempre são as melhores escolhas. Portanto, é necessário entender quais são os melhores imãs para o seu público-alvo. 

4. Otimize suas páginas de destino, página inicial e outras páginas importantes do site

Cada página do seu site merece atenção, seja ela um formulário de inscrição ou uma postagem no blog. No entanto, comece com suas páginas de destino e sua página inicial.

Mapa de calor, mapas de rolagem e mapas de sobreposição podem ajudá-lo a entender o comportamento do usuário. Que elementos chamam a atenção dos visitantes? O que eles ignoram?

Cada página deve ter uma ação desejada. Você escreverá um CTA atraente para o botão final, mas tudo o que mais estiver na página, desde as imagens ao título e ao texto do corpo, precisa levar ao CTA.

Em outras palavras, prepare seu cliente potencial para a conversão. A geração de leads requer que você antecipe o que seu leitor deseja e forneça a ele uma maneira de obtê-lo.

Quer que seu visitante se inscreva no próximo curso online?

Apresente um problema (falta de conhecimento), uma solução (ferramentas de aprendizagem) e um motivo para se inscrever (R$50 de desconto no primeiro curso). Incentive o seu visitante a dizer “sim” todas as vezes que forem necessárias. 

Conclusão

Depois de aprender como gerar leads online, você não terá para onde ir, exceto para em direção ao sucesso. Só é necessário algum planejamento e análise.

A geração de leads refere-se ao processo de atrair leads em potencial para seu site e convencê-los a converter em uma oferta. Quanto mais leads você tiver, melhores serão suas chances de fazer vendas.

Existem várias maneiras de gerar leads. Porém, tenha em mente que precisa oferecer valor significativo, otimizar todas as páginas do seu site, otimizar o seu funil de conversão e assim por diante. 

É tudo sobre como desenvolver relacionamentos saudáveis ??com clientes potenciais. 

Claro, existem desafios. Mas você pode ter sucesso com as ferramentas e estratégias certas à sua disposição.

Autor:

Lucas Widmar

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