14.8 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Educação Infantil E Seus Desafios E Perspectivas

Este estudo  pretende analisar a importância da Educação Infantil para o amplo desenvolvimento da criança, considerando o verdadeiro papel da escola no processo educativo. Para tanto fez-se  estudos  bibliográfico de caráter qualitativo, fundamentado em Áries (1981), Piaget (1974), Antunes (2004) e Hermida (2007); com o objetivo de esclarecer  como deve ser o trabalho na Educação Infantil, de maneira que possibilite a criança desenvolver-se plenamente. Com a BNCC os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil de maneira lúdica e integral propõe seis direitos que são: conviver, brincar, participar,  explorar, expressar, conhecer-se, assegurando condições para que as crianças aprendam para a vida. (BRASIL, 2017). Portanto a Primeira Infância com cuidados, amor, estímulo e interação é o caminho para que a criança desenvolva seu potencial para ser uma pessoa equilibrada e feliz. Investir na primeira infância é o objetivo dessa análise. O cuidado relativo a Primeira Infância principalmente no ambiente institucional é de suma importância, portanto, é fundamental que o educador  tenha clareza e consciência quanto às intenções educativas que norteiam seu trabalho e elabore propostas claras sobre o que, quando e como ensinar, a fim de possibilitar atividades de ensino e aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos, enriquecendo e promovendo o desenvolvimento das crianças.

Autora:

Olga Pawlowski Brykalski

Download:

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente trabalho Olga! De fato, a educação de uma criança depende de um conjunto de ações, tanto no meio escolar como em casa. E principalmente, depende de bons profissionais que estejam dispostos a ensinar as crianças da melhor forma, afinal, o início pode determinar o futuro da pessoa.

  2. Muito bom seu texto. Apesar de tudo que se tem a disposição para o ensino, o acesso a escola ainda tem sido um problema aos alunos da classe social baixa. Uma pena, pois muitas vezes são crianças que poderiam ter excelente potencial, mas não conseguem chegar a uma escola, ou quando conseguem possuem uma série de dificuldades que limita sem desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio