23.5 C
São Paulo
quinta-feira, 7 de março de 2024
spot_img

Como ser médico no Canadá?

No Brasil, o vestibular para medicina é o mais concorrido, ou seja, entra quem realmente se preparou para lutar pela vaga. Já no Canadá, mesmo que você queira acreditar que sim, não é lá muito diferente, o processo é difícil até para os canadenses.

Se mesmo sabendo que você precisará se doar completamente para conseguir ser médico no Canadá, você quer mergulhar no processo, posso dizer que está no lugar correto.

Esse conteúdo não exclui, então você vai descobrir como ser médico no Canadá se for formado, e caso não seja. Continue a leitura e tenha um verdadeiro guia nas mãos, com tudo que você precisa saber para realizar seu sonho de ser médico em terras canadenses.

Não sou médico, mas quero me tornar no Canadá

O ensino superior no Canadá é completamente diferente do que estamos acostumados a ver em terras brasileiras. E, antes que pense que sim, não estou falando apenas sobre o idioma.

O primeiro ponto de diferença é o fato de não existirem faculdades gratuitas no Canadá. Quer dizer, nem sequer as públicas são gratuitas.

Já o segundo ponto diferente, que é o que mais pesa, é que quem está disposto a estudar no Canadá, independente do curso, vai ter que pagar uma anuidade bem maior que os canadenses.

Além disso, é importante que você saiba que mesmo que você queira, você não pode simplesmente entrar em uma faculdade de medicina, não antes de cursar uma que tenha relação com ciência, como biologia, por exemplo.

Um dos requisitos para dar o primeiro passo rumo à medicina, é fazer essa faculdade. Dito isso, mesmo que você não tenha pensado em cursar outra faculdade, vai precisar para alcançar seu sonho de se tornar médico.

Passos para se tornar um médico no Canadá

Existem cerca de dezessete faculdades de medicina em todo Canadá, e assim que você conclui o ensino superior, não pode atuar como médico. Essa “regra” serve tanto para os canadenses quanto para recém-formados de outras nacionalidades.

Você, e qualquer outro recém-formado, independente de sua nacionalidade, precisa fazer obrigatoriamente residência médica para conseguir atuar.

Para fazer residência, você precisa se submeter à prova MCCQE1 (Medical Council of Canada Qualifying Exam 1), que é teórica e avalia seus conhecimentos em medicina.

Caso você seja aprovado, o próximo passo é fazer um match, que basicamente é aplicar para vagas em hospitais.

Aviso importantíssimo: Faltam vagas e sobram candidatos.

O que significa que é acirrado, e que será um processo onde você vai precisar desenvolver sua paciência, já que é bem difícil de conseguir ser aceito na primeira entrevista que fizer.

Depois que concluir a residência, você vai precisar passar por mais provas para ser “liberado” para trabalhar como médico no Canadá, que é o MCCQE2 e o College of Physicians and Surgeons.

A primeira prova, que é O MCCQE2 é uma espécie de extensão do MCCQE1, e diferente da primeira, não é teórica.

Essa prova é prática, com duração de dois dias e visa avaliar seu conhecimento, habilidade e atitude em diversas áreas.

Já a CPS (College of Physicians and Surgeons) é o que nós conhecemos como CRM no Brasil.

Feito todo esse processo, você poderá atuar na área e finalmente terá realizado seu sonho de se tornar um médico no Canadá.

Importante dizer, para concluir, que você precisa de planejamento, principalmente financeiro. É custoso estudar em outro país, ainda mais se tratando de medicina.

Além deste preparo financeiro, se você quer fortalecer seu currículo, faz diferença tentar trabalhos voluntários e estágios na área. São pontos que contam muitíssimo a favor e podem abrir portas para você.

Sou médico e quero validar meu diploma no Canadá

O processo é outro, pelo menos no início.

Existe um mito que diz que para ser médico no Canadá, é necessário jogar fora o seu diploma brasileiro e refazer a faculdade de medicina.

Isso é mentira. Você não precisa fazer algo assim para realizar seu sonho.

Passos para validar seu diploma no Canadá

O primeiro passo para validar seu diploma, e é um tanto decisivo, é conferir o registro do seu diploma médico no Canadá no WDOMS. Caso esteja, ótimo. Por outro lado, se não estiver por lá, muito provavelmente seu diploma não será analisado.

Feito isso, você precisa entrar no Physicians Apply, se cadastrar, pagar a taxa e enviar seus documentos por correio, exatamente no formato que eles solicitam.

Alguns documentos precisam ser traduzidos por meio de tradução juramentada, enquanto outros precisam ser autenticados em cartório, neste caso, você pode contratar um advogado que tenha um carimbo em inglês.

No caso da tradução, saiba que no site acima, onde você aplica, é possível contratar esse serviço.

Você pode escolher entre inglês ou francês, fica por sua conta. Afinal, ambos idiomas são falados no país.

É um processo relativamente longo, então se prepare para esperar algo entre quatro a seis meses.

Depois disso, você precisa solicitar a avaliação das suas credenciais por meio do Educational Credential Assessment (ECA).

Importante deixar claro que o ECA não é responsável por validar seu diploma e liberar para que você exerça sua função no país, ele apenas serve para comprovar suas credenciais, mostrando que é um diploma verdadeiro e reconhecido pelo governo canadense.

Feito isso, meu amigo, as outras etapas são exatamente iguais para quem não é médico e está estudando no Canadá. Ou seja, você vai passar pelo MCCQE1, as demais provas e a residência.

Caso você seja formado e não queira passar por todo esse processo, existe o Fellowship Training.

É uma oportunidade de trabalhar como médico no Canadá, mas é importante que você saiba que você passará mais ou menos dois anos e caso não seja efetivado pelo hospital, precisará voltar para o Brasil.

Conclusão: Independente de que ponto esteja, você vai conseguir ser um médico no Canadá!

Se você estava se perguntando como ser médico no Canadá, a resposta está nas suas mãos.

É um processo complexo, longo e que custa bastante, tanto financeiramente quanto psicologicamente. Por esse motivo, antes de mergulhar na ideia, tenha certeza de que é exatamente isso que você quer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio