21.5 C
São Paulo
segunda-feira, 15 de abril de 2024

Pensamentos Aleatórios

Por Marcos Carlos Vieira dos Santo,

Nossos pensamentos são vagos, soltos; e com base neles agimos. Nossas atitudes são
reflexos diretos dos nossos pensamentos, por isso temos que direcioná-los positivamente. Muitas vezes sofremos e não questionamos a origem do sofrimento.

O fato é que se investigarmos o porquê do sofrimento constataremos que não há porque sofrer. Quando deixamos nossos pensamentos livres e os mesmos tomam uma direção melancólica e não os
questionamos, corremos o risco de adentrarmos em um sofrimento psicológico. Por isso devemos sempre estarmos atentos e fazer uso da educação mental que consiste em orientarmos nossos
pensamentos de forma a vivermos com saúde mental, tão importante quanto a saúde física.

Assim como devemos exercitar fisicamente, de forma correta e moderada, não exagerando nos exercícios, não sobrecarregando os músculos para não lesioná-los, mas também não tendo uma vida sedentária; também devemos educar nossos pensamentos. Quando nos alimentamos de fatos negativos e damos importância exagerada aos mesmos, acabamos por construir lixos mentais que vão se alojando em nosso subconsciente e sem perceber vamos adoecendo com medos e pessimismos.

Devemos utilizar da educação mental para orientarmos nossos pensamentos aleatórios. Quando um pensamento de medo, raiva, inveja ou algo destrutivo do tipo vier em nossa mente, devemos apertar a tecla STOP da nossa mente e assumirmos a autonomia de nós mesmos. Nosso objeto é sermos felizes e vitoriosos, e o primeiro passo é autodominarmos. Após o acionamento da tecla STOP da nossa mente, utilizamos um pensamento reflexivo para questionar nosso próprio pensamento de forma crítica. Assim alteramos tal pensamento.

Pensamentos aleatórios, que culminam em pensamentos pessimistas devem ser paralisados e substituídos pelos edificantes, como amor, ternura, esperança. Precisamos então tirar o foco do trágico e observarmos os aspectos positivos que também permeiam nosso ambiente.

Sobre o Autor

Especialista em Marketing. Licenciado em Filosofia. Escritor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio