Licenciaturas surpreendem com alta de 40% e 17 campi registram crescimento no número de candidatos.
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) alcançou um marco inédito: 21.018 candidatos se inscreveram no Processo Seletivo 2026, que este ano ofertou 4.823 vagas em cursos técnicos e de graduação, nos 18 campi da Instituição. O volume, 37% maior que no processo seletivo 2025, representa um salto significativo em comparação aos anos anteriores, de maneira geral.
Entre os destaques, os cursos técnicos subsequentes registraram 3.671 inscrições, sendo 2.425 apenas para Técnico em Logística EAD, ofertado pelo Campus Ribeirão das Neves. Já os cursos técnicos integrados ao ensino médio tiveram alta de 20% em relação ao ano passado, enquanto as licenciaturas surpreenderam com aumento de 40% nas inscrições, sinalizando uma retomada de interesse pela carreira docente.
Dezessete unidades acadêmicas registraram aumento no número de inscritos em comparação a 2025 e 13 delas bateram recorde histórico no total de candidatos. Segundo o diretor de Processos Seletivos de Estudantes, Tiago Dias, os campi Ribeirão das Neves (3.903), Betim (2.772) e Ouro Preto (1.746) despontaram com os maiores volumes de candidatos, enquanto Ponte Nova (808) e Conselheiro Lafaiete (707) também celebraram resultados inéditos.
De acordo com a Diretoria de de Processos Seletivos de Estudantes, os números reforçam um movimento duplo. De um lado, os cursos técnicos integrados seguem em alta na Rede Federal, atraindo jovens em busca de uma formação sólida já no ensino médio. De outro, o aumento de inscritos em licenciaturas contrasta com a tendência de esvaziamento do ensino superior no país, onde universidades tradicionais não conseguem preencher 100% das vagas há alguns anos. “Na contramão deste movimento, observamos um cenário diferente no IFMG, com a retomada do interesse pelas licenciaturas, provavelmente influenciada pelo marco regulatório da EAD no país, que a partir deste ano não mais autoriza tais cursos em formato à distância”, avalia o diretor.
Para Tiago Dias, a marca histórica no IFMG é resultado de um conjunto de fatores. Entre os pontos principais, o diretor menciona avanços no processo de divulgação e o lançamento de um sistema de inscrição mais ágil e intuitivo, além da atuação das Comissões de Processo Seletivo Local, presentes em todos os campi.
Nas próximas semanas, o IFMG divulgará, em seus canais oficiais, o número de candidatos por vaga para todos os cursos do Processo Seletivo 2026.
Preparação
A logística para as próximas etapas do processo seletivo já está em andamento. No dia 26 de outubro, 14.206 candidatos aos cursos técnicos integrados realizarão provas presenciais em mais de 30 locais de aplicação distribuídos em 20 cidades mineiras. “Para que tudo transcorra com tranquilidade, há toda uma logística de aplicação de provas sendo executada neste momento”, menciona Dias. “Há, ainda, a redação online para os cursos de graduação, que ocorre no mesmo dia, e o sorteio das vagas para os cursos técnicos subsequentes, com resultado previsto para 21 de outubro”, detalha.
Com a expectativa de receber os novos alunos a partir de 2026, o IFMG já prepara uma estrutura de acolhimento. Além da organização das matrículas, há atenção especial à assistência estudantil, com medidas como recepção personalizada para ingressantes das vagas de pessoas com deficiência (PCD) e a oferta de bolsas de permanência, consideradas fundamentais para garantir o êxito acadêmico. “Essas ações estão sendo trabalhadas em parceria com a Diretoria de Assistência Estudantil”, informa Tiago Dias.
Outras informações: www.ifmg.edu.br
Anexo: Gráfico comparativo de número de inscritos no processo seletivo nos últimos anos (Fonte: DPSE/IFMG)
Autoria:
Jornalismo IFMG