28.5 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

O Sistema de Tecnologia da Informação impulsiona a inteligência de dados na Força Aérea Brasileira

Através de uma avançada estratégia baseada em dados, o Sistema de Tecnologia da Informação (STI) da Força Aérea Brasileira (FAB) viabiliza o SIGAER – Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão da Aeronáutica. O SIGAER sintetiza os dados de áreas como recursos humanos, orçamento e logística, além dos indicadores gerenciais, disponibilizando-os ao Estado-Maior da Aeronáutica e ao Comandante da FAB para apoio à tomada de decisão.

Nesse contexto, o Centro de Computação da Aeronáutica – Brasília (CCA-BR), integrante do STI, tem um papel fundamental no gerenciamento dos sistemas e serviços de TI sob sua responsabilidade, garantindo confiabilidade e integridade das informações. 

Alfabetização de dados no STI

A estratégia do STI envolve capacitação no uso da solução de análise Qlik Sense, ferramenta utilizada por mais de 1000 usuários treinados em programas de alfabetização de dados. O CCA-BR fornece cursos e assessoria contínua aos diversos setores, disseminando boas práticas de inteligência e uso de dados para apoio à tomada de decisão.

A empresa Inteligência de Negócios (IN)dá suporte a esta estratégia da FAB, apoiando a montagem da infraestrutura de Dados, Data Warehouse, DataMart e nos projetos de BI, dos painéis de apresentação bem como na administração dos cursos (data literacy).

Entre 2021 e 2022, foram promovidas cerca de 10 turmas sobre o uso de soluções Qlik, formando mais de 200 analistas de dados em todas as regiões do Brasil.

Benefícios para a FAB

Dentre os benefícios que a estratégia de dados do STI traz para a FAB, destacam-se:

– Integração de informações estratégicas e gerenciais em 263 painéis, com impacto no gerenciamento administrativo e operacional do Comando da Aeronáutica.

– Garantia da qualidade dos dados que apoiam a tomada de decisão, com atualização, correção, relevância e disponibilidade, de modo que atendam às necessidades estratégicas e gerenciais, trazendo uma visualização única e centralizada das informações.

– Aprimoramento dos meios utilizados pelos gestores, promovendo decisões mais informadas e melhor desempenho geral.

– Disseminação de conhecimento e cooperação entre áreas, evitando duplicidades.

– Coordenação de ações estratégicas voltadas à eliminação do paralelismo e sobreposição na disseminação de informações gerenciais, otimizando recursos.

Novo painel do SIPAER

Em linha com seu propósito de serviço à sociedade, o STI lançará uma nova versão do painel SIPAER até o final de 2023, ferramenta de visualização de dados sobre as ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira, trazendo recursos avançados de análise visual e melhor experiência ao usuário. Nos últimos 10 anos, disponibilizado pelo CENIPA ao público, a partir da política de transparência e dados abertos, os dados são exibidos em forma de gráficos e tabelas, que podem ser dinamicamente modificados conforme filtros de pesquisas aplicados pelos próprios usuários.

Sobre a IN – Inteligência de Negócios

Primeira Master Reseller da Qlik no Brasil, a IN – INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS mantém sua equipe, formada por 175 colaboradores, permanentemente treinada e capacitada nas tecnologias mais inovadoras do segmento de dados. Além dos clientes corporativos, a IN se destaca também no atendimento a órgãos do Setor Público, com uma estrutura dedicada ao atendimento de projetos nesta área.  A empresa integra o Grupo IN, que possui mais de 900 clientes atendidos. O grupo foi recentemente adquirido pela NowVertical Group Inc., uma empresa de soluções em software de Inteligência Vertical (VI – de Vertical Intelligence, em inglês) que cresce organicamente e por meio de aquisições. Mais informações em: https://www.in1.com.br/quem-somos.

Autora:

Sandra Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio