29.6 C
São Paulo
sábado, 27 de abril de 2024

Robotictech, startup de serviços de tecnologia em inteligência artificial, recebe investimento de R$190.000 em edital do Findeslab

A startup, integrante do Condomínio de Empresas do Critt, é aprovada pela 2ª vez no programa de empreendedorismo industrial do Findeslab

A startup Robotictech, integrante do Condomínio de Empresas do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), foi aprovada pela segunda vez no edital de empreendedorismo industrial do Findeslab. Com isso, a startup receberá o valor de até R$ 190.000,00 em recursos financeiros, para aplicação no desenvolvimento de um projeto que visa resolver desafios de uma grande empresa, no caso, a companhia de do setor elétrico, EDP.

Além do recurso financeiro, a Robotictech terá acesso ao Coworking e salas de reunião do Findeslab para atividades relacionadas ao projeto, metodologia estruturada para o desenvolvimento e tração dos negócios, acesso a rede de mentores e especialistas para auxiliar no desenvolvimento do projeto e do negócio, acesso a uma agenda de capacitações especializadas, co-criação da solução inovadora e potencial continuidade dos negócios com a empresa parceira.

CEO da Robotictech, Mathaus Ferreira da Silva, conta que é a segunda vez que a startup é aprovada no edital do Findeslab.

Mathaus Ferreira da Silva

“Fomos aprovados pela primeira vez em 2021, também com um desafio proposto pela empresa EDP. Então, especificamente, esse novo desafio visa resolver o problema de identificação de ativos instalados e arborização nos postes de iluminação pública.”

O CEO também explica que o projeto será executado a partir de um investimento de 120 mil reais em dinheiro e 70 mil em serviços auxiliares do Senai. “Tentaremos escalar esse projeto em conjunto da solução desenvolvida no edital anterior do FindesLab.”

Mais sobre o projeto

A solução tecnológica dispõe-se a fornecer informações sobre o estado e o local exato dos componentes dos postes para concessionária de energia, a fim de mantê-los em pleno funcionamento ou para qualquer outro tipo de ação necessária.

Para isso, a Robotictech propôs o desenvolvimento da tecnologia intitulada “Street Census 3D”, composta por um hardware e um software. O hardware será uma câmera acoplada a um veículo. Esse veículo trafega pela cidade e, enquanto isso, coleta as informações do ambiente.

Com o auxílio da inteligência artificial usada pela startup, as informações serão usadas para classificar os componentes e identificar o tipo e a posição de cada um deles. Com isso, essas informações serão repassadas para a empresa de energia.

“Além disso, com essas mesmas informações capturadas pela câmera, fazemos um modelo 3D do ambiente. Isso faz com que a gente consiga medir, por exemplo, a altura de uma árvore, a copa da árvore, se está muito grande, se está pequena, e se tem interseção com a linha de distribuição de energia. Basicamente ,a solução é um sistema que vamos fornecer para os clientes, onde, a partir de um hardware acoplado a um carro, o sistema vai calcular automaticamente todas as variáveis necessárias para o mapeamento e catalogação de ativos ”, explica o CTO da Robotictech, Juliano Masson.

Jualiano Emir Nunes Masson

Finalizando, Juliano conta que a aprovação da startup em mais um edital representa estarem no caminho certo para o desenvolvimento tecnológico. “Ficamos muito felizes com isso. A parte financeira também é bacana, porque vai dar condição para aprimorarmos ainda mais a solução que a gente vem desenvolvendo já há um tempo e levar isso para o mercado com um pouco mais de robustez. Sem falar no relacionamento direto com a empresa EDP, um futuro cliente de peso para a Robotictech.”

5ª Edição do Programa de Empreendedorismo Industrial

O Programa de Empreendedorismo Industrial do Findeslab é o maior programa de inovação aberta do Espírito Santo. Ele conecta desafios de grandes empresas, com propostas de solução apresentadas por startups. Os projetos selecionados passam pelo método de aceleração do Findeslab, tendo acesso à expertise, tecnologia e investimentos necessários para criar um produto inovador, replicável e viável, em um ambiente de alta densidade.

O Findeslab é o hub Senai de inovação da indústria capixaba e apoia as empresas e empreendedores em todo o processo de inovação, dos desafios às soluções. É uma iniciativa conjunta entre a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – FINDES, que realizou a estruturação, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Espírito Santo – SENAI-DR/ES, responsável pela operação.

Confira aqui o edital completo do Programa de Empreendedorismo Industrial.

Robotictech

A Robotictech é uma startup dedicada ao desenvolvimento de soluções avançadas em Inteligência Artificial, Visão Computacional, Reconstrução 3D e Robótica para a indústria.

Seus produtos e projetos visam aumentar a eficiência e segurança das operações através da automação. Com uma equipe altamente capacitada e experiente, tem um histórico de sucesso em projetos para o setor elétrico, incluindo distribuição, transmissão e geração de energia elétrica.

Conheça mais sobre a Robotictech aqui.

Condomínio de Empresas do Critt

A Robotictech é integrante do Condomínio de empresas do Critt, um ambiente de inovação, propício ao desenvolvimento tecnológico, dotado de infraestrutura adequada, que tem o objetivo de abrigar e apoiar empresas de base tecnológica.

Conheça mais sobre o condomínio de empresas do Critt aqui!

Autor:

Vinicius de Souza Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio