20 C
São Paulo
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Respeito

Cada pessoa é seu próprio Universo e vive de acordo com suas crenças… o problema é quando essas crenças pessoais se chocam com as de seu semelhante…

Quando falo em crenças pessoais não estou me referindo a nenhuma religião. As crenças pessoais são aqueles paradigmas de cada um… são o Norte que te conduz durante sua caminhada por esse plano…

Absorvemos os conhecimentos que pupulam ao nosso redor de uma maneira específica, pessoal. Uma mesma experiência vivida por um grupo de pessoas terá uma gama de resultados diferentes, pois esse acontecimento influenciará de forma diferente cada um desses participantes. E o que isso quer dizer? Simples… cada pessoa terá uma visão pessoal daquele conhecimento específico e será influenciado de maneira diferente dos seus colegas de jornada…

Sim, o mundo está repleto de experiências únicas, que nos influenciam de maneiras diversas. Cada um de nós absorve o conhecimento de uma forma muito pessoal…

E é aí que entram a intolerância, a falta de empatia e, por que não… a falta de educação…

Eu tenho minha visão do mundo… e essa é a visão correta, é como tudo deve funcionar… ao menos do meu ponto de vista. Se algo foge dos meus parâmetros, é minha obrigação corrigir tal distorção. E é aí que as coisas saem dos trilhos…

As coisas não estão saindo como eu esperava. Minha atitude primária é corrigir tal desvio. Mas vivemos em sociedade, e essa sociedade tem pontos de vista diferentes. E aquilo que eu acho errado pode estar certo para a maioria do grupo. E a frustração por não conseguir modificar os acontecimentos da minha maneira se instala em minha alma…

Esse é o ponto central da questão… não consigo impor a minha verdade e começo a gritar, tentando convencer meus pares que eles estão errados, que a solução está em minhas mãos… claro que não convencerei ninguém, pois meu ponto de vista não condiz com o da maioria…

E aí os conflitos começam. Não queremos ouvir as razões das outras pessoas, e tentamos nos impor de todas as maneiras, inclusive pela violência… e qual a solução para evitar essa situação…? Tem uma palavrinha que resume toda ação que podemos tomar nesses casos… respeito!…

Tania Miranda
Tania Miranda
Trabalho na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e minha função é "Agente de Organização Escolar", embora no momento esteja emprestada para o TRE-SP, onde exerço a função de "Auxiliar Cartorário". Adoro escrever, e no momento (maio de 2023) estou publicando meu primeiro livro pela Editora Versiprosa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Reflexões

Brincar de “Poliana”

A batalha da vida

Quem somos nós?

Patrocínio