A importância de pensar a acústica na arquitetura e os reflexos na saúde mental

NEUROARQUITETURA - ACÚSTICA

0
60
Neuroarquitetura - Acústica
Vortex acústico

Atualmente cada vez mais são levantados os efeitos do meio ambiente às pessoas. Neste pensamento, surgiu a neuroarquitetura, um estudo específico da arquitetura sobre os efeitos e reações neurológicos do ser humano aos ambientes em que se encontra. Por exemplo, já é fato conhecido que a cor vermelha e amarela é usada em restaurantes de fast food para aumentar a sensação de fome, urgência e ansiedade, ocasionando que os consumidores tendam a comprar e comer mais e mais rápido, aumentando as vendas e a rotatividade de clientes.

Bem como que a cor azul tem um efeito calmante. E que a convivência com plantas e animais de estimação diminui os níveis de estresse.

Mas quando se trata de acústica o assunto é um diferente. O som por ser invisível aos olhos é algo que para a maioria das pessoas pode passar desapercebido más, tem um enorme impacto sobre o ser humano.  A audição é o primeiro sentido a ser despertado por um recém-nascido, e é através dela que baseamos nossas primeiras memórias, pelas vozes de conhecidos, barulhos específicos, como o som da panela fritando o alho do almoço, ou os passos de um ente querido, às primeiras músicas favoritas, aquelas que depois de certa idade se tornam nostálgicas. O som, é uma parte discreta, porém de extrema importância para nosso dia a dia. Por tanto a arquitetura, em especial a neuroarquitetura, também trabalha com o som e a redução de ruídos. Vou apresentar a vocês dois conceitos importantes:

Publicidade

O isolamento acústico e o tratamento acústico. A princípio podem parecer coisas similares, mas lhes digo, estão a quilômetros de distância. O primeiro trabalha em acabar com o som, literalmente isolar um ambiente externo de um interno e vice-versa.

O tratamento acústico vem para melhorar o som ambiente trazer qualidade sonora, além de algo muito importante na comunicação a inteligibilidade, que nada mais é que o quanto você consegue compreender do som que é emitido. O tratamento vem para teatros e cinemas por exemplo, para que todas as poltronas consigam ouvir e entender claramente aquilo que está sendo passado. Já o isolamento pretende que o som da sala de cinema não saia da sala para o resto do cinema.

Estar em um restaurante em que não se consegue conversar adequadamente te faz querer ir embora logo, dormir em um local onde passam muitos carros e ônibus a noite prejudica a qualidade do sono, trabalhar em um ambiente muito barulhento causa estresse e tendencia ao Burnout.

Um bom arquiteto deve sempre pensar no melhor para seus clientes e com o feliz avanço da arquitetura no entendimento da necessidade de planejar ambientes que melhorem a qualidade de vida e a saúde mental a acústica vem como uma necessidade ser pensada e considerada cada vez mais.

Quando entrar em um ambiente e se sentir desconfortável tente parar um segundo e perceber se talvez não é o som, ou melhor o ruído ambiente que lhe está incomodando. Preservar seus ouvidos é uma excelente forma de cuidar da sua saúde mental porque o ruído excessivo pode causar enormes cargas de estresse, logo tratar acusticamente os ambientes pode trazer benefícios que apesar de invisíveis serão sentidos intensamente por todos que frequentarem o ambiente, seja sua casa, seu escritório, negócio, restaurante. O importante é lembrar que seus ouvidos lhe afetam mais do que geralmente você costuma dar atenção.

Texto de Nyara Kazagrande

Arquiteta – CAU-PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui