O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão

MITO 03 – PARLEZ-VOUS PORTUGAIS OU MARANHÊS ?

0
105
O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão
MITO 03

Determinar uma região, ou mesmo uma localidade, como referencial para o uso correto do idioma português é uma grande falácia. O riquíssimo idioma português, mesmo em seu berço lusitano, é experimentado, e exercido, com tantas variações que se torna impossível, e até mesmo irreal, determinar “o melhor português a ser falado”.

É compreensível a geração de tal mito, afinal grandes escritores como Graça Aranha, Gonçalves Dias, Coelho Neto, Viriato Correia, Aluísio Azevedo, que, com suas obras, tão bem representaram nossa cultura e idioma, despontaram suas contribuições literárias na terra dos grandes lençóis, Igualmente o orgulho da influência francesa na fundação da capital maranhense e colonização de parte de seu litoral, inflaram os egos para a propalação de ser “no Maranhão onde melhor se fala o português”.

As justificativas para formação deste mito são derrubadas com uma simples visita a esta unidade federativa. Talvez uma visita direcionada, dentro de ambientes acadêmicos, possa fortalecer a expectativa do incauto, que procura o “melhor português”, mas, caminhar e ouvir as ruas de São Luís trará para a realidade qualquer visitante. É Brasil! Diferenças de sotaque, regionalismos, normas padrões, ausência de normas, tudo pode ser ouvido em todos os ambientes, igual a qualquer cidade brasileira, afinal a capital maranhense é uma as mais miscigenadas do país e, naturalmente, carrega os termos particulares de cada grupo étnico (franceses, holandeses, portugueses, diversas tribos indígenas originais, etc.).

Publicidade

Nenhuma localidade nacional, ou mesmo internacional, que usa o português como seu idioma principal, pode ser considerada como exemplo primaz. Não será o uso da segunda pessoa do singular a melhorar uma comunicação, muito menos a elevar o padrão do idioma. Obviamente a comunicação escrita demanda mais cuidados, na maioria das vezes, e suas pretensas normativas padronizadas (não são estáticas) aproximam os textos de seu escopo, independentemente de sua origem local.

O aperfeiçoamento do idioma se dá pela melhoria da comunicação, de maneira lenta, natural e, principalmente, sem tentativas tolas de criar referenciais locais como modelo a ser difundido ou ensinado.

Saulo Semann

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui