22.7 C
São Paulo
sábado, 9 de março de 2024

3 tendências que vão impactar o mercado de trabalho em 2024, de acordo com relatório do Indeed

A Inteligência Artificial generativa e benefícios para reter funcionários estão entre as principais tendências observadas pela equipe de economistas do Hiring Lab do Indeed

O mercado de trabalho nos Estados Unidos não seguiu o roteiro que muitas pessoas esperavam em 2023 – mas, em grande parte, tudo o que precisava dar certo, deu. Nesse ano, a Inteligência Artificial (IA) generativa rapidamente ganhou destaque em diferentes setores. Talvez seu uso e avanço tenham ocorrido mais rápido do que o esperado, mas realmente aconteceram, e identificar tendências como essa ajuda os empregadores a se planejar para o futuro.

O Indeed, site de empregos número 1 do mundo, divulgou seu relatório sobre as tendências de trabalho e contratação para 2024. Desenvolvido pelos economistas do Hiring Lab, braço de pesquisa do Indeed, o objetivo do estudo é ajudar candidatos a compreender o cenário atual e empregadores a aprimorarem suas estratégias de recrutamento para o próximo ano.

Abordando o impacto da IA no emprego, mudanças na dinâmica de oferta e demanda de vagas e as complexidades da inflação e salários, o relatório identificou as principais tendências que devem moldar o mercado de trabalho em 2024. Tanto para os candidatos quanto para os empregadores, as tendências indicam que eles precisarão se preparar para um mercado de trabalho concorrido.

“Por um lado, os candidatos a emprego precisarão ser flexíveis e se adaptar às novas tendências de contratação. É importante, por exemplo, pensar em como cargos relacionados à IA podem se encaixar em seus planos de carreira e no panorama econômico geral”, diz Felipe Cabucci, Diretor de Vendas do Indeed no Brasil. “Por outro lado, para se destacar em um mercado de trabalho mais restrito, os empregadores devem focar na retenção de talentos e no aprimoramento das habilidades dos funcionários atuais, oferecendo benefícios além de um salário competitivo”, complementa.

Por isso, o Indeed selecionou as 3 principais tendências que está observando globalmente para o próximo ano:

População em idade produtiva

Mais trabalhadores em idade ativa (aqueles com idades entre 25 e 54 anos) precisarão entrar no mercado para compensar o envelhecimento da população. A demanda consistentemente alta por funcionários tem atraído mais pessoas para o mercado e as mantido nele. Essa é uma tendência observada principalmente nos Estados Unidos, mas pode ser aplicada ao contexto brasileiro.

De acordo com o último censo do IBGE, a idade média da população brasileira aumentou 6 anos desde 2010, atingindo 35 anos em 2022, e o índice de envelhecimento atingiu 55,2 em 2022, em comparação com 30,7 em 2010. Enquanto isso, a população idosa com 60 anos ou mais aumentou 56% em comparação com 2010.

O envelhecimento da população é um dos fatores que altera a taxa de participação no mercado de trabalho, um movimento observado nos EUA de acordo com o relatório, mas também destacado no Brasil por projeções. Essa influência de características demográficas indica que, eventualmente, a disponibilidade de mão de obra pode ser afetada por mudanças na população. Em outras palavras, mesmo que o mercado esteja forte, a disponibilidade geral de trabalhadores não será tão grande quanto era antes da pandemia.

Benefícios para os funcionários

O crescimento salarial precisará continuar em desaceleração para amenizar as preocupações sobre o mercado de trabalho impulsionar a inflação. Por outro lado, se ficar abaixo da inflação, os trabalhadores perderão seu poder de compra. Mas enquanto o aumento salarial estiver desacelerando, os empregadores poderão encontrar maneiras mais em conta de atrair candidatos.

O relatório do Indeed mostrou que a chamada Grande Renúncia – o período conhecido por um grande volume de demissões voluntárias – ficou para trás. As taxas de demissão voltaram aos níveis pré-pandêmicos, mas isso não significa que as pessoas não estejam mais deixando seus empregos. É por isso que a retenção de talentos será um ponto essencial para o próximo ano.

Empresas que desejam manter seus funcionários devem investir em educação e aprimoramento de habilidades, além de garantir salários competitivos e adequados em relação ao mercado. No entanto, em um mercado de trabalho restrito, apenas salários competitivos podem não ser o suficiente para atrair e reter candidatos. As empresas devem oferecer benefícios que vão além do essencial e que terão um impacto direto na qualidade de vida, como modelos de trabalho flexíveis, promover diversidade e inclusão, além de investir no bem-estar dos empregados.

IA no ambiente de trabalho

Ao considerar o futuro do trabalho, especialmente em um cenário com o aumento da IA, ainda há muito a aprender. Essa tecnologia tem o potencial de reconfigurar e criar novos empregos, e o Indeed constatou que os anúncios de emprego que envolvem ou que mencionam se o cargo utilizará ferramentas de IA generativa estão em ascensão.

A rápida adoção de ferramentas de IA na economia poderá impulsionar a produtividade, mas a preocupação de que substituirá os funcionários pode ser deixada de lado. Embora a IA generativa tenha o potencial de desempenhar certas funções, é improvável que substitua os humanos na força de trabalho, conforme indicado em outro relatório do Indeed.

“No fim do dia, os elementos humanos necessários em muitas habilidades, como empatia, intuição e comunicação, permanecem insubstituíveis”, afirma Calbucci. “Nessa mudança tecnológica, o que ajudará os candidatos a emprego é se tornar um especialista em seu trabalho e continuar aprendendo novas habilidades”, acrescenta o Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.

Sobre o Indeed Brasil

Por quase 15 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil em todas as etapas da sua jornada de busca por emprego – sem nenhum custo para eles. Mais de 1,1 milhão de novas vagas são adicionadas ao Indeed no Brasil todos os meses e, por meio de páginas como o ‘Perfil de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 17,9 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrarem lugares incríveis para trabalhar.

Sobre o Indeed

Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de empregos nº 1 do mundo (Comscore, Total Visits, junho de 2023) e permite que os candidatos pesquisem milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Quase 3,5 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos funcionários. Mais de 350 milhões de visitantes únicos usam o Indeed todos os meses para procurar empregos, publicar currículos, pesquisar empresas e muito mais.

Autora:

Isabella Grisaro Franco Neves

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio