26.2 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Startup Trular revoluciona mercado com novo motor de busca imobiliário

Projeto busca agilidade e transparência a quem busca imóvel em São Paulo, evitando que os interessados em locação e compra precisem acessar inúmeros sites 

A startup Trular desenvolveu um motor de busca que permite encontrar em um mesmo site imóveis para venda e locação em São Paulo anunciados na internet, assegurando, desta maneira, acesso às ofertas em ambiente único para o público. O site trular.com.br organiza os imóveis disponíveis a partir de critérios como preço, metragem e localização, informando, inclusive, as ruas onde estão situados e há quanto tempo as ofertas estão em cada site.  

A ideia é garantir maior transparência e agilidade para quem busca um imóvel. Hoje, nenhum site oferece esse tipo de busca no Brasil.  

“Nosso foco é contribuir para uma maior transparência do mercado imobiliário brasileiro”, afirma Alex Bishara, sócio-fundador da Trular. Nascido em San Francisco, nos Estados Unidos, Alex é PhD em Ciência da Computação pela Universidade Stanford e reside no Brasil há quatro anos, período em que vem se dedicando a compreender as práticas e processos do mercado imobiliário paulistano.  

O fato é que quem já passou pela experiência de pesquisar um novo imóvel conhece a dificuldade de identificar as ofertas mais relevantes ou novas exibidas pelos grandes portais e pelas imobiliárias.  

“A necessidade de entrar em contato com diversos corretores apenas para se obter informações básicas, sobretudo a localização do imóvel, as pesquisas realizadas paralelamente em diferentes sites pelo mesmo perfil e a frustração de não encontrar o que se procura são os principais problemas de quem vivencia essa jornada. Nosso site vem para revolucionar esse mercado e oferecer em um mesmo local todas as informações necessárias a quem busca um imóvel”, explica o executivo.   

Foco no público final  

O objetivo da startup é oferecer um site que opere como ponto de partida de qualquer busca imobiliária, além de trazer novidades que podem ajudar muito quem procura por um imóvel. Segundo Alex, vai ser possível, por exemplo, ordenar a busca pelo tempo em que os imóveis estão disponíveis para venda e locação.   

Se as ofertas estão há muito tempo no ar, podem indicar imóveis com preços muito acima do mercado ou com algum problema, como o de documentação. Assim, a ferramenta permite ainda ao internauta saber quais são as ofertas mais recentes. 

“No mundo todo, o público, geralmente, tem acesso a dados confiáveis por meio da internet a partir de uma breve pesquisa, enquanto no Brasil até uma informação básica, como o endereço do imóvel, é guardada a sete chaves, o que compromete demais a experiência de busca”, ressalta Alex.  

Não divulgar o endereço dos imóveis é uma prática bastante comum no Brasil criada para evitar a concorrência entre os vários agentes do mercado. Porém, de acordo com Alex, o principal efeito é prejudicar o encontro entre proprietários e interessados no imóvel. O site da Trular permite buscas por mapas, mostrando a localização quase exata para a maioria dos imóveis do mercado.  

A principal referência para a inovação da startup no mercado brasileiro é o site Zillow, que opera como um marketplace de ofertas imobiliárias nos Estados Unidos. “O Zillow é uma referência apenas na qualidade dos dados e informações para o consumidor e não como modelo de negócio, pois é um site de anúncios pagos, diferente da proposta da Trular. Portais com anúncios pagos não funcionam muito bem no Brasil, pois o consumidor ainda tem muita dificuldade para encontrar o que é mais relevante para ele.” 

Segundo Alex, a startup foi criada justamente para enfrentar a falta de dados confiáveis e de qualidade nas ofertas imobiliárias brasileiras, algo que não acontece nos Estados Unidos, um  mercado mais transparente. “O motor de busca da Trular vai mudar este cenário no Brasil.” 

Autor:

Adriano Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio