26.8 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Solidariedade no final do ano: O que mudou nos últimos anos?  

No final do ano, vemos um aumento significativo no número de iniciativas solidárias. Essas campanhas normalmente são criadas por quem deseja ajudar as pessoas a passarem as festas com mais leveza e terem a oportunidade de sentir a magia do Natal em seus lares. 

Isso não acontece apenas por se tratar de uma data sazonal que traz à tona o sentimento de empatia, mas porque normalmente todos tendem a refletir sobre os seus atos nesta época e começam a planejar o que será feito no ano seguinte. Assim, essas festas acabam sendo um divisor de águas para muitos, pois elas evidenciam ainda mais a importância do amor e da compaixão para a vida em sociedade. 

Nesse contexto, nos deparamos com diferentes campanhas solidárias, seja para arrecadar alimentos, roupas e brinquedos, ou até mesmo para doar sangue, adotar um animal resgatado ou realizar trabalhos voluntários. Muitas vezes, elas são organizadas por órgãos não governamentais, empresas do terceiro setor, orfanatos, igrejas e até plataformas especializadas em doações online.  

Uma mudança significativa que temos visto nos últimos anos, alinhada ao comportamento das pessoas, é a forma como essas campanhas estão sendo propagadas. Se tornou um fator determinante para o sucesso das iniciativas o uso das redes sociais, que permite um alcance muito maior da ação. Nesse cenário, uma iniciativa que não geraria muito impacto passa a atingir um número muito maior de indivíduos, sem delimitar região ou país. O que também favoreceu essa mudança foi o uso difundido de meios pagamentos digitais, que faz com que as pessoas consigam doar por Pix, cartão digital, transferência bancária em questão de segundos. 

Outro canal que ganhou relevância são as plataformas de crowdfunding, que nascem já com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância de se unir ao redor de uma causa e fazer doações o ano todo. Esse crescimento deu-se principalmente porque as pessoas buscam, cada vez mais, por conveniência e confiança no meio digital. Enquanto isso, essas plataformas conseguem proporcionar segurança às transações financeiras, sendo capazes de identificar o que não é golpe ou fraude; trazer a comodidade de poder ter em um único lugar, campanhas para vários propósitos, e também agregar transparência tanto para quem está doando, como para os beneficiários das vaquinhas; além de fornecer visibilidade às causas a um número muito maior de pessoas, podendo acelerar o alcance de uma campanha ao seu objetivo final. 

Cada vez mais as pessoas têm consciência do quão importante é fazer o bem e participar de uma corrente positiva de doações e ajuda solidária. Mas, o que sempre reforço é que isso tem que ser uma prática constante durante todo o ano e não apenas em grandes festividades. Ajudar o próximo é uma ação que beneficia não somente aqueles que estão recebendo a doação, mas também a nós mesmos. Temos que ser cada vez mais solidários e olhar para os outros com cuidado e compaixão. É esse comportamento que promove uma transformação efetiva no mundo ao nosso redor.   

Autor:

Luiz Felipe Gheller, CEO do Vakinha, considerado o maior site de doações online da América Latina. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio