23.7 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Mostra “Sala das Visitas – Troféus, Heranças e outras Lembranças”, do artista visual Renato De Cara, olha para o futuro usando o passado, no SODA, em Pinheiros

O evento procura falar sobre a vacuidade dos bens e dos prazeres mundanos.

As últimas atividades da mostra “Sala das Visitas – Troféus, Heranças e outras Lembranças”, do artista visual Renato De Cara, acontecem entre hoje a amanhã, dias 08 e 09 de dezembro de 2023, no SODA, em Pinheiros, em São Paulo.

São elas: artista visual e performer Luanna Jimenes realiza a performance “O Asno” hoje, dia 08/12 [20h] e haverá Troca Troca de objetos e obras de arte (caso o artista goste) amanhã, dia 09/12 [16h-20h] no encerramento

Com curadoria sua e co-curadoria de Eder Ribeiro, o fotógrafo – e também atual curador do Paço das Artes,  apresenta fotografias de família, imagens e objetos apropriados, assemblages e outros trabalhos desenvolvidos em épocas variadas. No dia seguinte à abertura, dia 02 de dezembro de 2023 (sábado), às 17h, acontece a performance “O Asno” com a artista visual e performer Luanna Jimenes.

No políptico “4 Dias do Meu Pai”, o artista homenageia seu progenitor com imagens icônicas do masculino, considerando sua atividade tão especial para qualquer criança. E em “Um dia Com Minha Mãe”, revela toda a doçura que traz como lembrança da sua educação. E, ainda, na “Esse Aniversário Não É Meu”, a imagem impecável das relações fraternas e das festas comemorativas no interior do estado.

A mostra pode ser considerada uma sequência da mostra “Renato De Cara(s) + de 30 anos de apropriações”, que teve a curadoria de Jurandy Valença e foi apresentado diários, assemblages, fotografias e tantos objetos encontrados num espaço alternativo na Rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo.

“Pensando o espaço como um oratório, resolvi reunir algumas peças para compor uma história, meio real, meio inventada, falando de mim e, se der certo e me permitirem, de todos nós”, afirma o artista, que completa 60 anos na ocasião da vernissage.

Sobre o artista
Renato De Cara é formado em Jornalismo pela PUC/SP e interessado em cultura. Especializou-se em arte e moda contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação. Criou e dirigiu a Galeria Mezanino e foi diretor do Museu da Cidade de São Paulo.

Sobre o SODA
É um lugar para arte. Um lugar para experimentações, exposições, site specifics, pop ups de galerias, mostras de vídeo, conversas, apresentações, arte e design. São 3 x 4 metros direto para a rua na área dos predinhos de Pinheiros, em São Paulo. Espaço de arte dirigido pelos artistas visuais Silvia Jábali e Roberto Unterladstaetter.

SERVIÇO RÁPIDO
Exposição “Sala das Visitas – Troféus, Heranças e outras Lembranças” de Renato De Cara
curadoria: Renato De Cara
co-curadoria: Eder Ribeiro

performance: 08/12/2023 (sexta-feira), às 20h – “O Asno” com Luanna Jimenes
Troca Troca de objetos e obras de arte (caso o artista goste): 09/12/2023 (sábado), 16h às 20h

visitação: 01-02-08-09/12/2023
sextas e sábados, 16h às 20h

local: SODA
Rua Sebastião Velho, 147
Pinheiros – São Paulo – SP – 05418-040
valor: gratuito

redes sociais
renato de cara @renatodecara
eder ribeiro @eder_ribeiro_foto
SODA @soda.arte

créditos
obras: Divulgação
Luanna: Erico Marmiroli / Divulgação
e-flyer: Divulgação

Autor:

Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio