28.3 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Indústria tem melhor mês em novembro

A intenção da indústria brasileira em lançar produtos teve o melhor índice em novembro deste ano com aumento de 25% no acumulado de 12 meses, segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. Calculado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o índice apresentou aumento de 5% em novembro na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. Destaque também para o acumulado no ano, que teve crescimento de 26,7%, influência do comportamento confiante da indústria na renovação de seu portifólio de produtos.

“A intenção de lançamento de produtos em novembro apresentou a maior variação positiva acumulada em 12 meses para o mês desde 2004. Com base nos indicadores, nossa expectativa é de que 2023 se encerre como um ano de fortalecimento da indústria, firmando alicerces para um avanço ainda maior em 2024”, declara Virgínia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Nós seguiremos trabalhando e apoiando a indústria brasileira na busca por inovação, produtividade e automação.”

Entenda o índice

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
●    ORIGINAL – O dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
●    DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).

●    O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
○    Todo 1º dia útil do mês
○    Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
○    Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
○    Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
○    Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
○    Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Para acessar as bases históricas e outros índices e pesquisas acesse o site da GS1 Brasil.

Autora:

Patricia Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio