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sábado, 24 de fevereiro de 2024

HR Tech cria índice exclusivo para acompanhar o engajamento dos colaboradores nas empresas

A Dialog, HR Tech que lidera o setor de Comunicação Interna e Engajamento no Brasil, lançou um recurso que inova a análise e o monitoramento desse indicador tão importante para o sucesso do negócio

São Paulo, novembro de 2023 – O sucesso de uma organização está diretamente conectado ao engajamento de seus colaboradores, por isso, construir uma Comunicação Interna mais estratégica tem se tornado prioridade para um número cada vez maior de grandes empresas. Se o engajamento é o que impulsiona a produtividade e, consequentemente, a superação de metas e a conquista de excelentes resultados, cabe à área de CI acompanhar esse indicador tão importante a fim de propor as melhores estratégias para mantê-lo em alta. 

A Comunicação Interna precisa ter um olhar global do engajamento na companhia. Isso significa que esse setor deve se relacionar com as demais áreas da organização, entendendo suas operações e apoiando o relacionamento dos gestores com suas equipes.  Afinal, além das metas gerais que a empresa precisa atingir, também existem objetivos específicos dentro de cada segmento. Nesse sentido, o profissional de CI tem a responsabilidade de acompanhar esse fluxo – identificando possíveis gatilhos de melhoria.

Monitorar o engajamento dos colaboradores pode ser bastante desafiador. Isso porque, quando não há o auxílio de ferramentas que permitam uma avaliação qualificada da realidade da empresa, fica muito difícil ter acesso a esse tipo de informação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Aberje neste ano, 40% das organizações brasileiras têm como principal desafio melhorar a mensuração e a gestão de dados. 

Quando o assunto é engajamento, conhecer esses números é ainda mais importante! Dados divulgados pela Gallup mostram que organizações com times engajados possuem 17% a mais de produtividade, 21% a mais de lucro, 41% a menos de faltas, 58% a menos de acidentes de trabalho e 59% a menos de turnover. Ou seja: nas empresas, esse indicador interfere diretamente no desempenho de outros. 

Além disso, outro dado que desperta a atenção é o seguinte: segundo um estudo publicado pela Ragan, 72% da força de trabalho brasileira está desengajada em 2023. Essas pesquisas ilustram bem a urgência de acompanhar o engajamento dos colaboradores nas empresas. Pensando em solucionar esse problema e enriquecer a análise de dados em Comunicação Interna, a Dialog, HR Tech que lidera o setor no Brasil, lançou recentemente um novo recurso em sua plataforma multicanal. 

O Índice Dialog de Engajamento, lançado no dia 21 de novembro, promete uma análise mais detalhada e consistente do comportamento dos colaboradores na plataforma. Essa metodologia, desenvolvida com exclusividade pela Dialog, reúne diversas métricas que permitem que o gestor responsável monitore o engajamento de acordo com as áreas e com o tipo de publicação feita na plataforma. Além disso, outra grande novidade é a possibilidade de benchmarking de mercado com outras empresas do mesmo setor. Por meio dessa nova funcionalidade, será possível saber como está o nível de engajamento dos concorrentes de forma anônima. 

Hugo Godinho, CEO na Dialog, destaca a importância desse tipo de análise. “A Comunicação Interna é a peça-chave para uma cultura de resultados na empresa, mas isso só é possível quando a área consegue despertar e monitorar o engajamento das pessoas. A melhor forma de saber se a estratégia está dando certo é acompanhando o desempenho dela. Quando falamos em engajamento, isso não é diferente. Acompanhar esse indicador também é estar de olho na produtividade, na satisfação do colaborador, no turnover e no alcance das metas”, diz.

Entenda o Índice Dialog de Engajamento

Jessica Block, coordenadora de Produto na Dialog, descreve a proposta desse novo recurso. “Com o Índice Dialog de Engajamento, as empresas conseguirão entender tanto as ações diretas dos colaboradores, como postar e clicar, quanto ações mais discretas, como reler um texto ou olhar uma foto sem interagir. Esse recurso proporciona um entendimento claro das interações, mostrando às equipes quais conteúdos realmente chamam a atenção. A partir desses dados, será possível fazer ajustes para melhorar a comunicação. Isso vai auxiliar os responsáveis pela Comunicação Interna a decidir de forma mais fundamentada e aprimorar suas estratégias”, revela. 

O Índice Dialog de Engajamento vai além de métricas superficiais, como curtidas, comentários e acessos. Esse novo recurso garante uma visão ampliada da Comunicação Interna – combinando dados quantitativos e qualitativos, permitindo benchmarking e utilizando Inteligência Artificial para entregar análises preditivas do comportamento dos usuários. Tudo isso proporciona uma experiência digital personalizada, permite um entendimento rico da realidade da empresa e influencia diretamente a saúde organizacional.

“Não se trata apenas de monitorar o engajamento, mas também de identificar a falta dele. Analisando o cenário de forma multidimensional, o Índice Dialog de Engajamento auxilia a gestão da empresa na tomada de decisões mais embasadas via Comunicação Interna. Além disso, por ter sido construído a partir de uma metodologia exclusiva, que considerou dados de 650 mil usuários colaboradores ao longo de sete anos, nenhuma outra plataforma no mercado tem condição de entregar a mesma estrutura de análise atualmente”, ressalta Hugo.

Esse recurso está disponível apenas para empresas que utilizam a plataforma de Comunicação Interna desenvolvida pela HR Tech. Com esse lançamento, a Dialog reafirma seu compromisso com a inovação e seu posicionamento de liderança no mercado nacional. 

Sobre a Dialog

A DialogHR Tech líder em Comunicação Interna e Engajamento no Brasil, oferece o que a Comunicação Interna e o RH precisam para transformar a experiência dos colaboradores. Sua plataforma multicanal combina rede social corporativa, e-mail interno, integrações com TV e sistemas de RH, além de um dashboard rico em dados. A solução está ao alcance de mais de 650 mil pessoas e ajuda gestores de mais de 160 importantes empresas como Pepsico, Via, Movida e Cyrela.

Autora:

Isabelle Rocha

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