25.2 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Exclusão do nome fantasia para MEI: entenda os impactos e a importância do registro de marca

A Receita Federal do Brasil publicou, em 13 de novembro de 2023, o Ato Declaratório Executivo COCAD nº 02/2023, que excluiu o nome fantasia do cadastro do Microempreendedor Individual (MEI). A mudança entrou em vigor em 15 de novembro de 2023.

A exclusão do nome fantasia do CNPJ do MEI foi motivada por uma série de fraudes que vinham sendo registradas com o uso desse atributo. As fraudes consistiam em a utilização do nome fantasia de outra empresa para criar confusão no mercado e prejudicar a imagem da empresa legítima.

Com a exclusão do nome fantasia, o MEI passa a ser identificado apenas pelo CNPJ e pela razão social. A razão social é o nome completo da empresa, que deve ser registrado na Junta Comercial do estado.

Impactos da exclusão do nome fantasia para MEI

A exclusão do nome fantasia do CNPJ do MEI pode ter alguns impactos negativos para os empreendedores individuais. Um dos principais impactos é a perda da identidade visual da empresa. O nome fantasia é uma marca que ajuda os clientes a identificar e lembrar da empresa. Com a exclusão do nome fantasia, os clientes podem ter mais dificuldade em encontrar a empresa e lembrar de seus produtos ou serviços.

Outro impacto negativo da exclusão do nome fantasia é a dificuldade de proteger a marca. O registro de marca é uma forma de garantir a exclusividade do uso de um nome ou símbolo no mercado. Com a exclusão do nome fantasia do CNPJ do MEI, o empreendedor individual perde a possibilidade de registrar sua marca e evitar que outros a utilizem.

Importância do registro de marca para MEI

O registro de marca é uma importante estratégia para proteger o patrimônio intelectual de uma empresa. O registro garante a exclusividade do uso da marca no mercado, o que impede que outras empresas a utilizem. Além disso, o registro de marca pode ajudar a aumentar o valor da empresa e atrair novos clientes.

Marcas e Patentes VIX

A Marcas e Patentes VIX é uma consultoria especializada em registro de marcas. A empresa oferece um serviço completo de registro de marcas, desde a elaboração do pedido até a obtenção do registro. A Marcas e Patentes VIX também oferece serviços de renovação de registro de marcas e de defesa de marcas em processos judiciais.

Investimento para proteger a marca

O investimento para proteger a marca é bem mais barato do que o empresário imagina. O custo do registro de uma marca varia de acordo com a classe de produtos ou serviços que a marca representa.

Conclusão

A exclusão do nome fantasia do CNPJ do MEI é uma mudança que pode trazer impactos negativos para os empreendedores individuais. Por isso, é importante que os MEIs conheçam os impactos dessa mudança e busquem alternativas para proteger suas marcas. Uma alternativa é registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro de marca é uma forma de garantir a exclusividade do uso da marca no mercado e evitar que outros a utilizem.

Para saber mais sobre como registrar a marca da sua empresa, entre em contato com a Marcas e Patentes VIX. A empresa oferece uma consulta gratuita para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Com a Marcas e Patentes VIX, você protege a sua marca contra o uso indevido e garante os seus direitos perante a lei. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato conosco. Ligue-nos ou mande uma mensagem pelo WhatsApp (027) 99729 3505

Clique aqui e fale comigo no WhatsApp

Ligue agora

® Busca do seu nome comercial / empresarial gratuita.

® Somos certificados no INPI.

® Termo de garantia de serviço.

Fonte: Marcas e Patentes VIX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio