26.8 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Especialista alerta: o alto consumo de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano pode interferir na sua voz

Em um mês regado de confraternizações de fim de ano, exagerar na bebida alcoólica pode ser uma realidade para muitas pessoas. Mas além da famosa “ressaca”, que nos faz acordar no dia seguinte com uma dor de cabeça horrível, você já passou pela situação de ter dor de garganta depois de uma noite dessas?

Isso acontece porque o consumo excessivo de álcool pode ser prejudicial à saúde da garganta, como explica o Dr. Ullyanov Toscano, médico-cirurgião de cabeça e pescoço da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Essa dor pode levar horas ou até mesmo dias para cessar. Isso acontece porque o álcool irrita e resseca a garganta, deixando-a mais sensível e atrativa para o aparecimento de infecções. Além disso, consumir bebidas alcoólicas com frequência pode aumentar em até 50% as chances de desenvolver câncer de boca”, pontua o especialista.

Bebidas como cerveja, vinho e licor contêm histamina, produzida pela levedura e bactérias durante o processo de fermentação, substância que deflagra os sintomas da alergia. Os dois primeiros também têm sulfito em sua composição, que pode provocar asma e outros sintomas similares.

“Vale alertar que o excesso de bebidas, principalmente, combinado com uma má alimentação – que é o que muitas pessoas fazem no fim de ano – causa a queda da imunidade. Isso favorece o contágio de doenças virais e bacterianas transmitidas pelo ar, como a gripe”, alerta o médico.

O especialista pondera que o álcool sozinho e em pequenas quantidades, ingerido com moderação, não é um vilão, o problema está nas combinações.

“Mesmo com baixo consumo, quando combinado ao cigarro, é o principal fator de risco para o câncer de boca e de garganta”, comenta Dr. Toscano ao enfatizar que o câncer bucal acomete mais de 15 mil pessoas ao ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A dica de ouro, além de diminuir o consumo alcoólico, é ter a água como a sua parceira. Além de ajudar a diminuir a ressaca, hidrata e auxilia no processamento da bebida pelo fígado, diminuindo a intoxicação do organismo. A cada 350ml de bebida alcoólica ingerida, beba 100 ml de água.

Autora:

Jéssica Leiras

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio