17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dr. Fábio Alencar: dentista referência nacional em Clareamento Dentário responde perguntas sobre o assunto

   Muito mais que deixar a função de deixar os dentes brancos, o clareamento dentário é um tratamento com o objetivo de melhorar o aspecto estético do sorriso, além de trazer melhorias à autoestima pessoal. Afinal, uma boa impressão é um bom sinal e assim, o sentir-se bem consigo mesmo, é o ideal. Pensando nisso, o dentista Fábio Alencar, referência nacional nesse assunto, responde perguntas sobre esse tipo de procedimento.

  • Como é realizado? 

O caseiro é feito com o uso de uma moldeira de silicone e um gel clareador. Normalmente, a pessoa usa ambos durante a noite, mas existem géis que se utilizam por 4 horas e outros que necessitam, somente, de 30 minutos diários. 

Consultório. Neste, o dentista faz o uso de um gel clareador, no entanto, com concentrações mais elevadas, se comparados ao método caseiro. Geralmente, o profissional usa uma barreira que protege a gengiva e faz a aplicação do gel, que permanece em contato com os dentes por mais ou menos 1 hora. 

  • Quando é indicado?

Isso se dá, principalmente, pela necessidade estética apresentada pelo paciente, ou seja, não existem quadros específicos que a fazem ser imprescindível. Então, o paciente deve conversar com o dentista, caso se interesse pelo tratamento e assim, seguir as suas indicações.

  • Quais as vantagens?

Ter dentes brancos e bonitos é, sempre, sinônimo de mais autoestima. Afinal de contas, não há nada melhor do que poder sorrir sem medo e claro, sem vergonha do que os outros vão falar. 

  • Quais alimentos / bebidas o paciente deve evitar após?

✓ Refrigerantes e iogurtes;

✓ Bebidas alcoólicas coloridas;

✓ Chá, café e vinho;

✓ Legumes verdes;

✓ Molhos escuros e tomate;

✓ Tabaco;

✓ Sucos de frutas;

✓ Alimentos coloridos artificialmente.

As primeiras 48 horas após o término do tratamento são as mais suscetíveis ao manchamento prematuro dos dentes. Isso porque, terminado o tratamento, a remineralização do esmalte dentário ainda não está completa, facilitando o acúmulo de manchas e pigmentos proveniente de corantes naturais e artificiais. E para evitar que o problema apareça e estrague os resultados do clareamento dental, é só seguir as mesmas restrições alimentares utilizadas durante o tratamento.

  • Qual o tempo de duração do clareamento nos dentes do paciente?

O resultado de um clareamento dentário, seja o feito no consultório ou em casa, sob a supervisão do dentista, costuma durar em média dois anos. 

Qual o número mínimo de sessões realizadas?

No mínimo 3 sessões de clareamento dental.

Autora:

Thamiris Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio